quinta-feira, abril 25, 2024
Marketing

Criadores Uni-vos!

Vida Distante e Ocupada

Como já falamos anteriormente, a vida do criador exige muito dele. A manutenção do ambiente e dos animais é constante. Dessa forma é comum ver criadores se isolando cada vez mais devido às tarefas diárias.

Outro fator desagregador é que, em algumas raças, os criadores estão distantes geograficamente entre si. O que dificulta em muito um contato direto.

Tecnologias

Obviamente, graças às tecnologias atuais, é possível que o contato seja feito e mantido mais facilmente. Por outro lado, sabemos que a interação por meios digitais, ainda mais que se baseiam em escrita, pode gerar muito facilmente maus entendidos e conflitos por motivos bobos.

O ser humano é um animal que se comunica de várias formas, fala, expressões faciais e corporais, entonação, etc… Quando estamos em uma rede social qualquer, somente uma dela é ativa e a falta dos demais é um combustível para conflitos, sejam pequenos ou grandes.

Clubes

Quando falamos em Kennel Clubes ou Gato Clubes, sejam eles vinculados a qualquer entidade, damos muita ênfase à parte Kennel Ou Gato e pouca à parte Clube.

Poucos Clubes organizam ações de congregamento entre os criadores. Alguns só os reúnem em momentos de competição, ou seja, onde a adrenalina é estimulada e em que muitos perdem por critérios subjetivos. Além disso, muitos criadores de outros locais vem somente para competir e ir embora.

Obviamente uma Exposição pode ser um ambiente em que o criador pode utilizar para conhecer os demais criadores, mas não é o ideal.

Poucos clubes promovem cursos, treinamentos e encontros entre os criadores. Esses momentos são preciosos para uma interação entre os criadores.

O contato ao vivo é muito rico. São momentos onde laços de amizade podem surgir ou se fortalecer. Onde um criador pode aprender muito sobre vários aspectos do seu dia a dia. Dicas de Manejo, Marketing, Gestão, Veterinários, Reprodutivos, etc podem ser trocadas sem pressa e sem muros.

Alternativas

Muitas vezes viver fora de algum dos “sistemas” pode ser mais fácil e ágil. Assim como podem ser conflituosos, se a tecnologia for bem utilizada, ela pode fomentar encontros entre os criadores com o intuito de aprendizado.

Hoje temos várias pessoas ofertando cursos de alta qualidade pelo Brasil. Nós, do SistemaPET, já efetuamos várias palestras sobre temas de marketing e gestão em vários clubes. A CrioDog tem rodado o Brasil fazendo um curso completo sobre reprodução e manejo e muito bem avaliado. Vários criadores também tem dado cursos sobre suas raças. Logo, existem muitas opções de qualidade.

Não perca oportunidades

Portanto, se você é criador, procure encontrar um tempo e conecte-se aos demais criadores. E, preferencialmente, ao vivo e em cores. Participe de Encontros, Palestras e Treinamento ofertados pelos Clubes ou fora deles.

Mesmo se não for expor, ir à uma exposição é uma oportunidade de conhecer outros criadores, ver outros animais e poder ter um enorme aprendizado.

Esteja sempre ligado ao que ocorre no seu meio. Participe de grupos de criadores da mesma raça. Mas procure, sempre que possível, promover conversas ao vivo, que são muito mais eficientes e mais prazerosas.

Logo, arrume um tempinho e vá tomar um café com outro criador!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.