sexta-feira, abril 19, 2024
Marketing

Vale a pena participar de Exposições?

O que é uma Exposição?

Exposições de animais são eventos onde os criadores tem a oportunidade de colocarem seu trabalho a prova!
Esses eventos reúnem criadores de várias raças e de vários locais.

Geralmente reúnem várias exemplares de várias raças e são subdivididos em várias grupos por vários critérios (raça, idade, títulos, etc).

Um árbitro especializado avalia os exemplares de acordo com os aspectos técnicos nos padrões de várias raças. Em alguns casos faz anotações de suas observações.

Ao final ele determina qual o melhor exemplar do grupo que ele analisou. Geralmente o campeão de um grupo vai competir com o campeão de outro grupo até ser escolhido o melhor da raça.

Uma vez decidido o melhor da raça, em algumas exposições ele compete com os melhores de outras raças até ser escolhido o melhor do evento.

Investimento

Dependendo do animal e do objetivo do criador, o investimento pode variar muito.

Em alguns casos o evento pode ser na cidade do criador e ele mesmo poderá apresentar o animal. O que reduz significativamente o investimento.

Entretanto, além da inscrição, a apresentação do animal no evento poderá necessitar de viagens, hospedagens dos proprietários e da equipe de apresentação, profissionais especializados em apresentar, alimentação, etc.

Em alguns casos a obtenção de um título é relativamente fácil de obter, devido a pouca competição ou a qualidade do animal. Entretanto em outros casos poderá exigir um investimento significativo até que um título seja alcançado.

Em casos de disputas de rankings, o investimento sobe muito e pode chegar fácil a casa das dezenas de milhares de reais em um ano. Um valor que deve ser muito bem avaliado pelo criador, pois esse investimento em outras áreas pode dar um retorno mais mensurável e melhor.

Avaliar

O primeiro passo é avaliar o evento. O ideal para o criador seria ir a um desses eventos e conversar com os envolvidos.

Alguns criadores são mais acessíveis nesses dias outros nem tanto. Entretanto é importante conhecer a dinâmica, os investimentos necessários e para estabelecer o objetivo a ser alcançado.

Além disso é importante conhecer o calendário, assim será possível fazer um planejamento com mais calma.

Retorno

A pergunta que todo o criador faz é: Dá retorno financeiro participar de exposições? A resposta simples é SIM! Entretanto devemos avaliar alguns pontos:

  1. Objetivo: Se o objetivo do criador é obter um título de reconhecimento isso fará com que o investimento seja bem menor. Portanto é mais fácil fazer o investimento retornar.
  2. Equipe: Se você contratar pessoas especializadas elas geralmente aumentam significativamente o investimento necessário. Muito embora as chances para atingir o objetivo mais rapidamente aumentam bastante.
  3. Mercado: Se você pretende vender para criadores, eles tem mais facilidade em reconhecer esse investimento e pagam mais por descendentes de animais sabidamente com qualidade técnica.
  4. Ranking: Se o objetivo for vencer algum ranking para obtenção do título de melhor do Brasil. Aí os custos aumentam muito e o retorno começa a ficar mais duvidoso, entretanto para o estabelecimento da marca do criador no meio fica mais fácil.
  5. Diferencial: Em algumas raças ter um título é um diferencial importante e, se for bem feito, pode ser explorado pelo criador como um grande diferencial aos concorrentes.

Comparação

Se o criador tiver como objetivo o marketing de sua criação e o orçamento estiver curto, ele tem de planejar adequadamente o investimento.

Hoje me dia efetuar uma boa seção de fotos dos animais ou trabalhar de maneira mais profissional seu marketing digital pode ser uma opção mais interessante que participar de exposições.

Alguns criadores acreditam que os animais serão valorizado apenas por possuírem um título, entretanto não funciona assim. Cabe ao criador fazer o marketing adequado para que esse título seja reconhecido pelo grande público.

Logo, ter o título é o primeiro passo, mas o marketing adequado deve ser feito também!

Conclusão

Exposições só ótimos para uma avaliação técnica de sua criação e uma excelente oportunidade para confraternizar com os demais criadores e obter um grande aprendizado.

O Criador poderá participar dos eventos mesmo sem competir.

Entretanto a participação como competidor deve ser feita com planejamento e controle. Dessa forma ela trará um benefício significativo para sua criação. Poderá se diferenciar dos demais criadores e terá um norte técnico que trará muitos benefícios para o plantel.

Portanto, se possível, participe dos eventos. Procure o clube mais próximo, sites especializados e aproveite o evento!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.