10 Dicas para Conquistar e Fidelizar Clientes

Conquistar e Fidelizar Clientes

Conquistar e Fidelizar Clientes é um Desafio enorme, mas é fundamental para que qualquer negócio prospere, seja um Banho & Tosa ou um Hotel de Animais ou Day Care.

Elaboramos algumas dicas que poderão trazer muitos benefícios para seu negócio.

Conquistar

O primeiro passo é conquistar clientes. Pode, inicialmente, parecer difícil, mas pode ser a parte mais fácil!

Só esse tema seria motivo de um longo artigo, mas vamos resumir algumas ações que podem ajudá-lo rapidamente.

  1. Promoções nos dias de baixo movimento. Ter preços promocionais nas terças e quartas podem ajudar a trazer novos clientes. O valor pode estar condicionado a um primeiro banho. Ou pode permanecer com preços promocionais até o movimento nesses dias melhorar.
  2. Publicidade Online. Um bom marketing digital é fundamental para que o cliente seja informado sobre promoções, serviços, etc. Mas ele deve ser bem direcionado e monitorado. Não adianta fazer um marketing digital para onde seu publico alvo não está!
  3. Redes Sociais. Esteja presente em redes sociais onde as fotos são o foco principal. Mas não esqueça de pedir autorização para os tutores antes de postar fotos dos animais.
  4. Parcerias. Parceiros podem ajudá-los muito a indicar novos clientes. Pet Shop’s ou Agropecuárias que não possuam o mesmo serviço podem indicar o seu serviço. Procure ONG`s de doação e até mesmo criadores de sua região e oferte um primeiro banho gratuito ou um bom desconto, por exemplo. Você pode pensar até em remunerar uma indicação.
  5. Indicações de Cliente. Estimule o seu cliente a indicar novos clientes. Crie campanhas de indicação. Se um cliente indicar o outro, dê um desconto para o indicador e indicado ou até mesmo um banho grátis.

Vamos falar mais sobre essas estratégias num futuro artigo.

Fidelizar

Aqui começa o trabalho mais árduo, evitar que o cliente vá embora sem entrar numa competição de preços. O objetivo é Fidelizar o Cliente!

Assim como nas dicas sobre como Conquistar Clientes, o assunto pode ser abordado de forma mais profunda. Mas vamos passar algumas dicas que poderão ajudar na fidelização.

  1. Planos e Pacotes. Ter opções com planos ou venda de pacotes antecipadamente. Ter opção assim garante recorrência e o cliente indo todo o mês. Mas quanto maior a previsibilidade do valor, melhor será. Elabore planos que sejam com valores fixo. Já falamos sobre isso, dê uma olhada.
  2. Recompense a Fidelidade. Se você não faz pacotes, poderá fazer um cartão de fidelidade. Depois de um número de serviços realizados, poderá ganhar um brinde ou mesmo um serviço gratuito.
  3. Seja Transparente. Não importa o tamanho do seu Negócio, seja sempre muito claro com o cliente e demonstre profissionalismo. Contratos, fichas de avaliação, etc. Informe sempre que possível o comportamento do animal durante o período, produtos utilizados e, se for o caso o processo utilizado. Isso dá ao cliente a confiança sobre como seu animal é tratado e como o serviço é realizado.
  4. Seja Flexível. O grande diferencial de um negócio por prestação de serviço é o relacionamento com o cliente. Muitas vezes situações inesperadas surgem. Se coloque sempre na situação dele e procure ajudar com a solução. Isso não quer dizer que você não possa cobrar sobre situações atípicas. Demonstre empatia e disposição para ajudar.
  5. Ouça seu cliente. Acredito que essa é a principal dica. Se um cliente deixou de ir, ligue para ele e converse sobre o porque deixou de ir. Ouvir feedback’s é importante. Ouça, não discuta. Ele irá dar a percepção dele. Eventualmente solicite uma chance de voltar a acertar.
    Mesmo os clientes fiéis, converse com eles. Solicite deles quais são os seus pontos fortes e onde você pode melhorar. Vamos falar mais sobre isso no futuro, mas ouça e aprenda. Eles que irão dar o norte no seu negócio!

Conclusão

Não é comum que o Hotel ou um Banho façam muitas ações para adquirir novos clientes. Ou, as ações são colocadas em prática quando o movimento reduz. Entretanto cuidar dos clientes já conquistados deve ser algo muito importante.

Algumas outras ações podem ajudar no crescimento do seu negócio, entretanto, essas já listadas, irão ajudá-lo de forma significativa.

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.