Conhecendo seu Cliente

Conquistar um cliente é uma tarefa árdua para qualquer empresa, ainda mais num ramo concorrido como o ramo Pet. Já passamos 10 dicas para ajudá-lo a ter mais e mais clientes!

Entretanto, uma vez conquistado, conhecer o máximo possível do cliente só vai trazer benefícios à empresa.

Não é incomum que alguns hotéis, banho e tosas e mesmo clínicas não tenham muitas informações a respeito de seus clientes.

Riscos da Falta de Informação

Em alguns casos, sabe-se só o nome do cliente e dados como telefone e e-mail. E quando existem, estão em fichas ou, pior, em caderninhos anotados em algum lugar!

Logo, quando problemas ocorrem, não há como localizar rapidamente o cliente para informá-los do ocorrido. Nem mesmo solicitar orientações com rapidez.

Outro problema comum é ter atitudes pró-ativas, sendo para informar o vencimento das medicações ou vacinas ou para eventuais promoções.

Captando Informações

Um bom processo de aquisição de informações é fundamental para que a empresa consiga localizar o cliente ou outros responsáveis de maneira rápida e eficiente.

O primeiro passo é ter um Sistema de Gestão para registrar essa informações. Um bom Sistema de Gestão vai permitir um rápido acesso às informações dos clientes e concentrá-las todas num só lugar.

Caso o cliente contrate um plano, seja de banho, seja de creche ou mesmo um pacote pré-pago do hotel, aproveite a oportunidade! Ao redigir o contrato, para capturar informações fundamentais do cliente.

Outro segredo é registrar os dados rapidamente no sistema de gestão. Assim, caso o cliente não tenha uma letra legível, quem estiver digitando as informações poderá rapidamente sanar eventauis dúvidas.

O ideal seria que o próprio cliente cadastrasse as informações.

Dados Importantes

Hoje em dia, com as regulamentações novas para emissão de boletos, por exemplo, tornou-se necessário a captura do CPF do cliente.

Outra informação importante é o email e o telefone. Além de ferramentas fundamentais para contato, torna-se uma ferramenta fundamental de marketing. Mas lembre-se que o cliente deve permitir que a empresa entre em contato com ele para enviar informações.

Ter contatos complementares, incluindo outras pessoas, também é muito importante para um rápido contato em caso de emergências ou mesmo quando não se consegue contato com o tutor principal.

Conheça Um, Conheça Todos

Outro aspecto importante de ter os dados cadastrados, é que com eles, a empresa poderá conseguir traçar um perfil do seu tipo de cliente. Poderá responder perguntas como: Onde seus clientes moram? Qual o sexo do cliente? Onde eles nos Encontram?

Conhecendo o perfil do cliente, o esforço de marketing será muito mais eficiente. Se a maioria dos cliente morar em um bairro, por exemplo, será possível direcionar o marketing para aquele bairro em especial. Se a maioria dos clientes for do sexo feminino, poderá ainda direcionar mais ainda para que elas vejam os anúncios.

Conclusão

Logo, se você ainda não conhece bem seus clientes, está na hora de lançar um programa de recadastro!

Conhecer o seu cliente só tratá benefícios para a empresa.

O SistemaPet possui um cadastro muito completo para cadastrar os clientes. Ainda permite que cada empresa envie um link para os clientes cadastrarem seus próprios dados e dados de seus animais. Confira!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.