Pet Shop no Hotel&DayCare ou Banho&Tosa Vale a Pena?

É muito comum um Banho&Tosa ou um Hotel&DayCare ter um pequeno estoque de produtos para vendas ocasionais. Mas vale a pena?

Alguns clientes necessitam, ocasionalmente, comprar alguns produtos para seus pet`s (ração, roupinhas, caminhas,…) e o empresário tende a ver como uma oportunidade de ganhar um dinheirinho.

É muito comum as pessoas confundirem Pet Shop com Banho&Tosa ou com um Hotel&DayCare , pois ambos trabalham para o mesmo cliente, os animais e seus donos. Mas são negócios completamente diferentes.

Estoque é dinheiro!

Um Hotel&DayCare ou Banho&Tosa trabalha com serviços. Logo, tem uma relação com o cliente completamente diferente.

O Pet shop trabalha com produtos. Isso por si só gera indicadores, estratégia de marketing, fluxos financeiros completamente distintos.

Quem está acostumado a administrar uma empresa de serviços tende a ter margens menores e ao ver as margens de produtos, tende a achar que vale a pena! O que nem sempre é verdade!

Comprar produtos para revender é “estocar dinheiro”! Aquele dinheiro vai ficar parado ali, em forma de produto, até alguém comprá-lo!

Se o foco da empresa não for a venda do produto, ele pode ficar por muito tempo sem gerar o lucro!

Produtos com data de validade (rações, medicamento, etc) são ainda mais complicados. É necessário controlar isso sob o risco de ser multado por manter produtos vencidos na prateleira.

Garantias

Outro detalhe é que o vendedor deve dar garantia do produto vendido. Se, por exemplo, uma caminha sofreu algum dano por estar tempo demais no mostruário, caberá a empresa providenciar outra ou devolver o dinheiro.

Logo, todo o lucro se vai rapidamente e se torna prejuízo.

Como Vender Produtos?

Existem algumas opções que permitem ao Hotel&DayCare ou Banho&Tosa ganhar um dinheirinho com produtos.

Ração

Se a empresa for um Hotel&DayCare, ele geralmente necessita comprar rações para consumo próprio. Logo, essa venda ocasional pode ser feita. Desde que a empresa esteja habilitada para a venda de produtos. Nesses casos, se não houver venda, o próprio hotel pode consumir o produto.

A ração também pode ser vendida mensalmente. Como na maioria dos casos de creches ou Banho&Tosa o cliente vai recorrentemente. Então é possível enviar um produto de consumo mensal previsto, como um saco de ração. Dessa forma, o produto vira um serviço, algo que a empresa está acostumada.

Parceria

Outra opção é estabelecer uma parceria com um Pet Shop.

O Pet Shop pode colocar alguns produtos na prateleira e fazer a sua gestão. O Hotel&DayCare ou Banho&Tosa ganharia uma pequena percentagem sobre a venda.

Um catálogo de produtos também pode ser disponibilizado ao
Hotel&DayCare ou Banho&Tosa para envio aos clientes. Caso eles decidam comprar algo, o PetShop pode deixar os produtos no Hotel&DayCare ou Banho&Tosa ou enviar direto para a casa do cliente.

Negócios Diferentes

O mais importante é que a empresa foque naquilo em que ela é melhor. Tentar obter algum ganho ocasional, sem investir tempo ou dinheiro para que ele rode e traga os benefícios, não tende a valer a pena.

Um bom Hotel&DayCare ou Banho&Tosa consegue influenciar o cliente, portanto, a sugestão seria o estabelecimento de uma boa parceria com um PetShop. Mas antes de mais nada, você deve detectar se isso é uma necessidade do cliente, para isso, veja nosso artigo sobre ouvir o cliente!

Sucesso e Boas Vendas!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.