domingo, abril 28, 2024
Marketing

Faça de Seu Cliente Seu Vendedor

Contato com o Cliente

Uma das formas mais eficiente de efetuar vendas é por indicação, ou seja, fazer o seu Cliente seu Vendedor.

Mas até chegar lá é necessário tempo e um excelente processo de pré e pós venda.

Vamos falar um pouco de como conseguir isso!

A Fidelização Começa Antes da Venda!

O primeiro passo para começar a estabelecer um bom relacionamento é atender muito bem o potencial cliente!
Quando alguém está interessado em adquirir um animalzinho, geralmente, essa pessoa tem muitas dúvidas ou pior, está mau informada.

É seu trabalho orientar de forma correta! Se a pessoa se adequam ao estilo de vida, se tem espaço disponível para o animal, se terá condições para cuidar, etc!

Mas, claro, sempre sendo educado e cortês! Afinal, a pessoa pode ter sido mau orientada ou nem ter tido a oportunidade de conversar com alguém que conhece a raça ou os procedimentos corretos de manejo e compra.

Muitas vezes você irá conversar com pessoas que ainda não podem adquirir, mas estão pesquisando sobre a raça, portando, são curiosos, e eles são BEM VINDOS!!!

Afinal, se você não for atencioso no momento em que você quer vender, como fará cliente seu vendedor? Assim ele já terá o primeiro argumento dizendo que você é atencioso.

Repetir n vezes o mesmo discurso faz parte da venda, se você não gosta, ou você está fazendo o trabalho errado ou consiga alguém que faça isso bem!

Processo de Venda

No processo de venda, seja sempre muito muito claro!

Todos os riscos e garantias devem estar esclarecidos. Se possível deve ser falado, assim não ficará a impressão para o cliente de que as regras estão nas letras miúdas no contrato.

Entregue o máximo de material que permita orientar o cliente de como efetuar um manejo adequado e verifique se ele compreendeu bem as instruções.

Ao entregar o filhote, solicite uma foto do pessoal e sua respectiva autorização para divulgação. Publique essa foto em seu site! Será a primeira ação para tornar o cliente seu vendedor, pois ele ajudará a divulgar esse compra entre seus amigos.

Faça da venda do filhote, uma experiência inesquecível ao comprador. Cuide dos detalhes, eles fazem toda a diferença.

Contato Pós Venda!

Alguns criadores preferem nem ter mais contato com os clientes após a venda!

Sim, existe o risco do cliente que quer colocar a culpa de qualquer problema no animal no criador. Portanto é importante saber manter o contato adequado.

Nesse momento é fundamental ter sido claro no momento da venda sobre as garantias.

Prefira por contatos mais “institucionais”, esses diminuem o risco de gerar problemas. Mas mesmo sendo institucionais, eles podem ter um quê de pessoal.

Sabemos que o entusiasmo do cliente após a compra tende a diminuir, mas se você conseguir alimentá-lo, mais o cliente irá falar sobre o animal ao longo do tempo.

Algumas informações que podem dar um bom resultado:

  • Parabenizar sobre o aniversário do animalzinho
  • Solicitar fotos para colocar no Site ou Fan Page de tempos em tempos
  • Enviar dicas gerais de cuidados
  • Comunicar nascimento de ninhadas
  • Comunicar conquistas ou títulos do canil
  • Comunicar sobre vencimento de vacinas

Lembre-se que o cliente deve ter permitido que essas informações sejam enviadas.

Grupos

Uma questão nova é se vale a pena criar grupos, seja no whats, face, telegram, etc dos proprietários dos animais.
Se o criador optar por criar esses grupos, ele poderá se beneficiar muito do contato constante entre os proprietários.

Entretanto caberá com criador manter as rédeas sobre as comunicações.

Também é interessante, só adicionar um cliente, no momento em que o criador já conhece a característica do cliente. Pois, em alguns casos, sabemos que alguns clientes não desejam ser colaborativos. Quando o cliente deseja culpar o criador por tudo, não é uma pessoa legal para estar num grupo.

Experiência de encontro com regulares entre clientes e o criador tem sido muito interessantes. Os clientes acabam divulgando esses encontros e acaba sendo uma ótima forma de divulgação. A experiência de ter um animal seu se torna ainda melhor.

Existem risco? Sempre existe um risco de um grupo ter problemas. Portanto esteja atento a isso. Dê uma olhada no nosso artigo sogre gestão de crise e evite problemas.

Lembre-se que geralmente o perfil do comprador é semelhante, ou seja, eles tem algo em comum que fazem com que comprem seu animal. Logo ao fazer cliente seu vendedor, ele vai vender para pessoas como ele, que tem o perfil de compra semelhante. Tornando a venda mais fácil.

Se seus animais gozam de boa saúde e produzem filhotes com boa saúde e temperamento, aumentar o seu contato com os cliente e entre eles vai, com certeza, reforçar sua marca.

Resultado

De uma forma geral 30% das vendas ocorrem por indicação e existem criadores que esse índice é ainda maior.
Em tempos de crise, essa é a melhor forma de ampliar sua capacidade de venda, fazendo cada cliente seu vendedor.

Chegar a um bom resultado pode levar um tempo, mas esse tempo pode ser mais ou menos curto, dependendo das característica da raça que você cria e do seu nível de interatividade com o cliente.

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.