quarta-feira, abril 24, 2024
SistemaPet TV

Principais cuidados que devemos ter com os pets durante uma mudança

Saiba quais cuidados são essenciais quando você está se mudando e tem um animal de estimação

Muitas pessoas adotam um animal de estimação, sendo mais comum gatos e cachorros, e é claro que todo tutor quer que o seu animal se sinta o mais feliz possível e que esteja sempre confortável, mesmo que em ambientes diferentes. Todo animal precisa se sentir seguro e amado e, em alguns casos, é necessário ter alguns cuidados extras, principalmente em casos de mudança, quando o pet vai morar em outro lugar com os seus donos.

Mudança é algo estressante para todo mundo, e para os pets não é diferente. Por isso, é muito importante se assegurar de que eles estão bem e de que a mudança não vai afetar negativamente o animal. Uma dica que pode parecer boba, mas é superútil é saber se o lugar para onde você vai se mudar já teve animais de estimação. Dessa forma, você garante que o seu bichinho esteja devidamente protegido com remédio antipulgas e carrapatos. Não se esqueça de limpar a casa nova para receber o seu bichinho.

Abaixo você confere mais algumas dicas com cuidados que são importantes durante uma mudança com animais de estimação.


Mantenha a rotina de sempre 

Sabemos que as mudanças geram grande correria, e o seu bichinho também tem noção disso, mas é muito importante que a rotina dele seja mantida. Tire um tempo para passear com ele, seguindo a rotina normalmente. Cães adoram rotina, eles são ensinados desde pequenos a terem horário para tudo, por isso é muito importante que isso continue mesmo na hora da mudança, para que ele se sinta tranquilo mesmo em meio ao caos. Cachorros que têm a rotina afetada bruscamente costumam latir mais do que o normal, pedem mais atenção, não querem comer e ainda podem desenvolver um problema mais sério, como depressão canina. Fique ligado e tente encaixar a rotina do seu cachorro no meio da mudança.

E no dia da mudança?

O dia da mudança é sempre uma loucura, gente indo de um lugar para o outro, caixas espalhadas por todo lugar, uma correria que parece não ter fim. Se isso é estressante para você, imagina para o seu pet que não sabe o que está acontecendo. Uma dica é manter o animal longe de toda essa movimentação. Deixe ele em um cômodo específico, longe de toda a bagunça, mas tenha sempre brinquedos, comida e água. Caso seja inviável deixar ele por perto, vale considerar deixar o pet em um hotel para cães, isso vai garantir que ele não fique muito estressado.

Como fazer a adaptação na casa nova

Depois de todo o estresse com a mudança, a adaptação do seu pet na casa nova é muito importante. Deixe que ele explore o ambiente, mas garanta que tudo esteja bem fechado e não corra o risco dele acabar fugindo por algum lugar que você deixou aberto. Uma dica é montar o espaço dele semelhante ao que era na outra casa, para que se acostume mais rápido ao ambiente novo. Evite comprar tudo novo, pois isso faz com que o animal perca a referência da rotina dele. Mantenha tudo igual para que ele se sinta confortável.

Tenha paciência com seu pet

Sabemos que pode ser estressante fazer a adaptação do animal na nova casa, mas é muito importante que você tenha paciência. Não importa quantas dicas você siga, o pet vai acabar sentindo o impacto da mudança, mesmo que de forma pequena. Nesses primeiros dias, mantenha a atenção redobrada e procure seguir a rotina de sempre, mostrando para o seu bichinho que está tudo bem.