terça-feira, março 19, 2024
Marketing

Live de Sucesso: Roteiro Completo

Realizando uma Live de Sucesso

Para organizar uma live de sucesso, é necessário planejamento, ferramentas adequadas e uma condução de qualidade. Para isso, iremos passar vários pontos que devem ser observados para atingir os objetivos traçados.

Um dos maiores legados que a pandemia nos deixará, é uma quantidade de conteúdo de alta qualidade que foram disponibilizado de graça em várias plataformas. Por outro lado, muito material de baixa qualidade também acabou ficando disponível. Logo, se você deseja atrair o seu público, é fundamental que o conteúdo tenha relevância e possa agregar no dia a dia dos seu público.

Já mencionamos no passado, em como fazer um textão de sucesso, agora chegou a hora da Live de Sucesso!

Vamos abordar os principais pontos para realizar uma live de sucesso.

Público

O primeiro ponto é traçar pra quem você deseja falar. Se você é um criador de cães, creche de animais, banho e tosa, o melhor é falar com os compradores, se você é um cartório, o melhor é falar com os criadores, e assim por diante. Converse com aqueles que serão seus clientes. Nada impede que você, sendo um prestador de serviço, converse com o público de seus clientes, mas deve estar claro, desde o início qual será o público impactado.

Tema

O tema é algo de extrema importância. Escolher um bom tema envolve conhecer o seu público. Logo, é importante falar o que eles gostariam de ouvir e não necessariamente o que eles precisam ouvir.

De repente você, como prestador de serviço, deseja dar alguma informação, mesmo que seja importante, pode não gerar interesse de seu público. Portanto, não tem jeito, não entre em conflito com o interesse de seu público, dê o que eles querem ouvir.

Às vezes você poderá falar dentro de uma live, sobre algum assunto que o seu público precisa ouvir, mas deverá ser breve e de forma a não prejudicar a audiência.

Convidados

Trazer convidados é sempre uma boa alternativa para alavancar a audiência. Mas faça com extremo cuidado. Uma live de sucesso será alcançada se o convidado for uma autoridade no assunto.

Às vezes você poderá convidar uma pessoa que é bem conhecida do meio, mas não é especialista no assunto a ser tratado. Logo, nesse caso, a audiência até poderá vir, mas ela poderá não permanecer ou o conteúdo gerado não será tão bom quanto você deseja.

Esse item é um dos maiores desafios para organizar uma live de sucesso, pois você irá precisar conciliar os horário do convidado ou convidados com o horário da live.

Outro aspecto é a quantidade. Realizar lives com mais de 3 convidados tendem a torná-la mais difícil de administrar e podem se tornar caóticas. Alguns poderão falar muito e poderão usar muito mais tempo que o previsto, deixando os demais só como figurantes.

Formatos para Alcançar a Live de Sucesso

As lives podem ser feitos com basicamente 2 formatos: Palestra ou Bate Papos.

As Palestras tem a vantagem de poderem ser mais aprofundadas. Logo, mais do que nunca, deve ser muito atrativo para prender a audiência por um período maior. O mediador deverá administrar as perguntas do pessoal de forma a encaixá-las no momento adequado.

No caso dos Bate Papos, a dinâmica é maior e permite uma maior interação com o público. Assuntos mais polêmicos tendem a aumentar a audiência e convidados que tenham bons argumentos agregam muito valor à live.

Uma das maiores vantagens dos Bate Papos é que eles facilmente podem ser convertidos em podcast’s. Algo mais complexo no caso de palestras.

Por outro lado, um bate papo pode rapidamente fugir do tema principal. Pois como ela tem um dinamismo próprio, um determinado assunto poderá acabar sendo aprofundado durante a conversa.

Mediador

Um bom mediador é muito importante para manter a audiência atenta. Deve se comunicar com tranquilidade de tentar tornar o assunto mais fácil para o público e trazê-los sempre que possível para a conversa.

Deverá também administrar os casos de imprevistos que, em lives, podem surgir a qualquer momento.

Ter conhecimento no assunto, embora não seja fundamental, também ajuda muito na hora de perguntas sobre o tema.

O mediador deve sempre ter em mente que a audiência não está ali para ouví-lo. Embora ele tenha suas próprias opiniões, deve-se ter muita prudência antes de mencioná-las. Sendo o ideal perguntar aos convidados sobre o tema. Claro que para uma boa dinâmica em bate papos, dar uns “pitacos” para apimentar o debate é bem vindo.

Roteiro

Tão logo você tenha os convidados, o tema e o formato, chegou a hora de elaborar o roteiro.

O Roteiro é fundamental para que você consiga ter uma live de sucesso.

No caso de lives, o roteiro basicamente se resume às boas vindas, perguntas e a despedida.

Na abertura da live, primeiro o mediador deve ser apresentar, comunicar o título da live e apresentar os convidados.

As Perguntas devem, preferencialmente, ser elaboradas antes pelos organizadores. O ideal é que sejam enviadas aos convidados para que estejam melhor preparados e possam contribuir com elas, se for o caso.

Nem sempre dará tempo de fazer todas as perguntas, ou a dinâmica da live vai permitir. Mas é importante sempre tê-las à mão para caso seja necessário recolocar a live nos trilhos, basta sacar uma pergunta e fazê-la.

O encerramento deve ser o mais sucinto possível. Nesse momento a audiência irá começar a despencar. Logo, se você tem algo a dizer para a audiência, é importante que ela seja dita antes do encerramento.

Ferramentas

Hoje em dia a melhor ferramenta para realização de lives é o StreamYard. Ele possui um pacote gratuito que permite fazer lives em um canal. Se você desejar, poderá pagar algum dos pacotes disponíveis e transmitir e mais canais ao mesmo tempo.

Embora a rede social mais “quente” hoje em dia seja o instagram, as lives por lá são limitadas a apenas 1 hora e a somente 1 convidado. Logo, como geração de conteúdo não é a ferramenta mais indicado. O Youtube e o Facebook são plataformas ideias para vídeos e lives.

Sem contar, que como mencionei, algumas lives podem ser convertidas para o formato de podcast. Isso permite alçar mais público.

Divulgação

Uma das principais dicas na divulgação é fazer uma arte chamativa. Procure cores ou fotos que chamem a atenção.
Divulga em grupos do facebook e do whatsapp de interesse. Eles são ótimas fontes de audiência.

Outra opção é impulsionar nas redes sociais. Mas faça focando muito bem o público desejado e avalie o resultado na audiência posteriormente.

Geralmente não adianta publicar um live com muito dias de antecedência, pois o pessoal acaba esquecendo. de 3 a 5 dias já é uma antecedência muito boa.

Algo que chega a acrescentar um aumento de 30% na audiência é passar nos grupos de whatsapp e comunicar o início da live no momento que ocorre ou minutos antes. Assim o pessoal que está de “bobeira” clica pra ver.

Iscas

Um dos desafios da realização das lives é saber quem está assistindo e gerar o clássico “lead”.

Uma das piores formas de gerar esse lead é a inscrição aliada a live fechada. Obviamente irá gera um lead com boas informações. Por outro lado o conteúdo gerado acaba ficando muito restrito, a live tende a ter menos interatividade e você não terá um reforço na marca.

Um dica é colocar um isca na live. Assim audiência possa, depois da live, ir ao seu site e baixar um ebook, ganhar um cupom, ler um artigo complementar, etc. Dessa forma, se ele realmente se interessar no assunto, irá buscar.

Além disso quando você tem uma audiência maior, sua marca se torna mais conhecida. No futuro você poderá usar outras estratégias para a captação de leads.

Avaliando o Resultado

Afinal, o que é uma live de sucesso? É a live que atinge seus objetivos e com o público desejado. Todo mundo quer uma live de 100 pessoas assintindo ao vivo, mas isso está muito longe da realidade da maioria do pessoal.

Dependendo do que se almeja, uma live com 30 pessoas pode ser uma live excelente. Afinal, no mundo físico, como você iria juntar 30 pessoas que você tem interesse numa sala para fazer o bate papo?

Avalie se o horário foi bom. Alguns públicos preferem um horário noturno, outros durante o dia, outros final de semana. Portanto, no início, procure avaliar algumas opções.

Depois de avaliado o melhor horário, procure ter recorrência. Assim seu publico vai se acostumar a reserva aquele horário para você.

Conclusão

Lives são um meio barato de divulgar sua marca, ganhar autoridade e gerar conhecimento para seu público. Entretanto realizar uma live de sucesso requer esse planejamento.

Realizar uma live de sucesso vai permitir que você consiga fazê-las mesmo após o retorno normal das atividades. A Sociedade já viu seu valor e deve adotá-las daqui pra frente como algo regular. Além do mais, pode ser uma ótima forma de divulgar a criação séria. Portanto mãos à obra!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.

One thought on “Live de Sucesso: Roteiro Completo

  • José Vanderlei

    Parabéns, Eduardo. Colaboracao brilhante.

Fechado para comentários.