sexta-feira, abril 19, 2024
SistemaPet TV

A importância da socialização de filhotes de cães

Atividades sociais auxiliam no bom desenvolvimento do animal

Da mesma forma que os humanos, os animais desenvolvem habilidades de socialização entre si, contribuindo para o desenvolvimento adequado até a fase adulta. Esse processo é ainda mais importante nas melhores raças de cachorros, principalmente nos animais que participam de competições como corridas.

O estímulo por atividades de interação com outros cães e humanos constrói as bases para que o animal se sinta seguro, cresça de forma saudável e sinta menos estresse na fase de adestramento. Confira a seguir um pouco sobre as principais etapas de desenvolvimento de cães filhotes, e a necessidade de criar laços sociais desde cedo.

Como funciona o desenvolvimento de cães filhotes

Após o nascimento, os cães filhotes passam a desenvolver as primeiras habilidades de comunicação, pelo contato direto com a mãe e outros filhotes da mesma gestação. Aqui eles aprendem a reagir a expressões corporais, buscar refúgio quando se sentem ameaçados, e criam emoções de afeto ao serem amamentados, por exemplo.

Depois do desmame, os cães filhotes já possuem mais autonomia, e naturalmente passam a demonstrar curiosidade pelo mundo exterior. Quando adotados por humanos, é onde eles aprendem os hábitos como fazer suas necessidades em um local específico, reconhecer as pessoas que fazem parte daquele ambiente e entram em contato com atividades essenciais para seu crescimento, como brincadeiras.

Laços sociais devem ser estimulados desde cedo

Os filhotes têm contato com outros semelhantes desde o nascimento, já que recebem os primeiros cuidados juntamente com seus irmãos. Ao serem inseridos em um novo contexto, como a casa do dono, os animais precisam que essa interação seja mantida, para que eles encontrem uma referência de comportamento e possam crescer de maneira saudável.

Estabelecer contato com uma variedade de outros animais e humanos contribui para evitar que o filhote tenha problemas futuros, como fobia social, agressividade e até mesmo depressão. Esse hábito deve ser introduzido desde cedo, tanto dentro quanto fora de casa.

Dicas para garantir a socialização adequada para seu cão filhote

Ao inserir hábitos que estimulem a socialização do animal desde cedo, fica mais fácil identificar possíveis problemas, assim como prevenir questões de saúde. Durante esse processo, é indicado que o dono fique atento a qualquer sinal que fuja da normalidade, adequando a rotina para que o animal não seja prejudicado.

Interações sociais devem ser introduzidas gradualmente

Mesmo que o cão filhote tenha nascido em uma ninhada grande, ele ainda não está totalmente acostumado com a presença de outros animais. Por isso, é importante que o contato com outros filhotes ou cães adultos seja feito aos poucos, preferencialmente com animais que tenham um temperamento similar ao dele. 

Outro ponto importante é estimular essa interação em diferentes espaços, como ambientes de circulação no seu prédio; parques e outros ambientes abertos e também com terceiros. Esse último é importante para reduzir o estranhamento do cão, por exemplo, em um momento que você esteja ausente e uma pessoa de confiança vá alimentar o animal.

Preste atenção ao comportamento do seu cão

Os primeiros dias de um filhote em casa podem ser complexos. Isso porque estar em um espaço desconhecido pode fazer com que ele se sinta ameaçado, e chorar durante a noite é uma demonstração disso. Se o seu filhote apresenta algum comportamento estranho ao ficar perto de outras pessoas ou animais, respeite o tempo dele, evitando estresse em excesso e o desenvolvimento de doenças por conta disso.

Escolha uma forma de adestramento adequada

Adestrar um animal desde filhote é a melhor forma para garantir que ele entenda como se comportar em diferentes situações. Em casa, o adestramento pode ser feito para facilitar o bom convívio do animal com os espaços e pessoas. No caso de adestradores profissionais, um dos benefícios pode ser o desenvolvimento de outras habilidades, incluindo socialização.