sexta-feira, abril 19, 2024
Gestão

Procedimentos de Entrega de Filhotes

Entrega de Filhotes

O processo de entrega de filhotes é fundamental para que o criador não venha a ter problemas num futuro próximo.

Quem nunca enfrentou problemas com clientes a respeito da saúde de filhotes entregues?

Se esse cenário ainda não ocorreu, as chances de um problema no futuro são grandes! Mesmo que o filhote tenha saído de suas mãos em perfeito estado de saúde, alguns clientes acreditam que o criador é responsável pelo saúde do filhote para todo o sempre, o que não é verdade!

Como você pode ver nessa notícia, é a principal causa de consultas no Procon quando se trata de venda de pets.

O que fazer para reduzir os riscos?

Várias ações podem ser feitas pelo criador a fim de tentar minimizar os riscos de um problema. Claro que contra um cliente não consciente é mais difícil, mas o criador poderá se proteger melhor se fizer uma entrega de filhotes correta.

Atestado de Saúde

Os atestados de saúde dados na entrega de filhotes são fundamentais. Não entregue os filhotes sem ele! Mesmo que ele seja entregues em mãos, procure, junto com a carteira de vacinação e, eventualmente o pedigree e o contrato, o atestado de saúde, preferencialmente assinado pelo veterinário!

A carteira de vacinação deve ser assinada por um Médico Veterinário. Caso contrário, se houver um problema, se a assinatura não for de um Veterinário, as vacinas serão facilmente contestadas.

O próprio atestado de saúde, quanto mais genérico for, pior. Tente fazer um atestado passando e descrevendo item a item os aspectos do filhote. Olhos, Ouvidos, Pele, Pelo, Patas, etc. Dessa forma ficará mais evidenciado que o veterinário olhou todos os aspectos do filhote antes de dar o atestado.

Se possível, solicite ao comprador, que leve ao um veterinário de confiança dele em até poucas horas (48) após a chegada do filhote para que ele também ateste a saúde do filhote e que envie para você uma cópia do atestado.

Manual de Uso

Você pode enviar um manual de cuidados também ou informar, de forma oficial, a fonte oficial do criador para cuidados com os animais.

Se você não deseja imprimir um documento, poderá indicar no site do criador os locais onde encontrar as informações.

A grande vantagem de um link para o site do criador é que as informações podem ser atualizadas de tempos em tempos, caso necessário.

Vídeo

Hoje em dia, com a disponibilidade de armazenamento virtualmente ilimitada que o Google oferece e as alta resoluções atingidas pelos smartphones de qualquer faixa de preço ficou muito fácil gerar um vídeo.

Portanto, faça um vídeo no momento da entrega de filhotes, se for o caso mostrando os aspectos do check-list do atestado. Mostre a cabeça, dentição, o filhote se movimentando, etc. E guarde o vídeo de forma privada no Youtube (de preferência), Google Fotos, Facebook, etc.

Atestados dos pais

Se você costuma efetuar exames nos pais dos cães, anexe cópias desses exames e entregue junto na documentação. Cada criador sabe quais problemas de saúde merece destaques.

Entretanto alguns exames de rotina podem ser enviados, desde o primeiro até o último. Um exemplo de exame assim é o de demodécica. Um criador pode fazer um exame de pele de forma recorrente para atestar que o animalestá livre desse mal.

Quando enviar a documentação, pode enviar uma cópia do primeiro ao último. Exames de olhos podem seguir linhas semelhantes.

Portanto, enviar provas atestando a saúde dos pais durante a entrega de filhotes, também agregam valor ao criador.

Amigo também é cliente!

Uma dica importante, se você gosta de seus amigos, seja mais rigoroso nos procedimentos com eles. Assim, com as coisas claras e por escrito, fica mais fácil resolver problemas, portanto é mais uma proteção a amizade mesmo do que de uma venda entre partes!

Conclusão

Hoje em dia, mais do que nunca, a diferenciação de um criador para outro é fundamental. Atestar com procedimentos corretos, regulares e sérios leva uma percepção ao cliente final que realmente um criador é muito diferente de uma pessoa que apenas acasala animais.

O cliente que recebe em mãos documentos durante a entrega de filhotes que de fato atestam a qualidade do criador do filhote que ele comprou trazem mais segurança.

Isso não vai impedir que eventuais doenças apareçam, mas vai propiciar ao cliente saber, de antemão, que o criador fez de tudo para evitá-la e que um animal não é um eletrodoméstico! É umas das formas de evitar problemas futuros.

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.