segunda-feira, março 18, 2024
Gestão

Compra de Animais Adultos

Compra de Animais Adultos

A Compra de Animais Adultos para o Plantel pode ser uma ótima solução para quem deseja montar um plantel sem ter que aguardar meses ou anos até poder tirar a primeira ninhada ou pode ser uma excelente chance de ter um animal pronto e, em tese, sem os riscos envolvidos na aquisição de um filhote.

A venda de Animais Adultos pode ser motivada por vários aspectos: Ampliação do Plantel, Inadequação de um Animal no Programa de Criadores, Encerramento das Atividades de um Criador com uma Raça ou Completamente, Dificuldades Financeiras, etc.

O preço muitas vezes pode ser até alto, mas se o Criador analisar o tempo investido, os custos diretos, etc, pode ser um bom negócio adquirir um animal adulto para seu plantel.

Vantagens

A maior vantagem é que o animal, ao chegar, estará apto para produzir os primeiros descendentes. Algumas vezes, se for uma cadela, até pode ser adquirida emprenhada. O que torna o retorno do investimento mais rápido e os filhotes podem trazer um novo sopro genético à criação.

No caso de machos, pode ser um ótimo negócio também, pois ele pode ser rapidamente inserido no programa de criação do criador e o resultado pode ser mensurado muito rapidamente.

Outra vantagem é que o animal está pronto, logo, o risco de problemas relacionados a tipicidade, temperamento e saúde não existem, se a aquisição for bem feita. Ele já pode vir como exames importantes realizados.

Desvantagens

No caso de cadelas, a não ser que elas cheguem antes da primeira ninhada, ela terá menos ninhadas do que teria caso chegasse antes. Dessa forma, a aquisição de fêmeas com mais de 3 anos normalmente só valeria a pena se o preço fosse bem analisado. Fêmeas mais velhas não podem ser analisadas apenas por questões de risco e sim pela perspectiva de retorno. Por causa disso, dificilmente fêmeas com mais de 2 ninhadas são financeiramente um bom negócio. Por outro lado se a intenção do criador é trazer um novo “sangue” ao plantel, aí a análise muda de figura.

Obviamente um animal adulto precisa de um tempo de adaptação maior. Se forem animais de guarda, a atenção deve ser ainda maior, pois até o animal confiar no novo proprietário, leva um tempo e é muito importante evitar acidentes. Logo, deve-se ter uma ótima experiência caso sejam raças mais desconfiadas com estranhos, antes de trazer um cão adulto ao plantel.

Riscos

Aqui está o ponto que exige maior atenção e é onde deve-se ter muito cuidado. É a confiança no criador que está vendendo. A quantidade de relatos de criadores que compraram animais adultos e eles apresentavam os mais variados problemas é enorme!

Uma grande quantidade de vezes, não importando se é um criador pequeno e desconhecido ou um grande e renomado criador, o motivo da venda não é o alegado pelo criador. Dificilmente o criador irá vender um animal de ótima qualidade, com excelente saúde e que passa bons filhotes. A não ser em casos excepcionais. Se o preço for baixo, mais difícil ainda.

Problema de Saúde ocultos são uma causa de venda significa de animais adultos. Esses criadores inescrupulosos identificam o problema no animal, seja uma displasia, hipotiroidismo, filhotes com problemas, etc e coloca os animal à venda até encontrar um criador bem intencionado. Aproveita para ganhar um dinheiro e passar o problema adiante.

Compra Segura

Obviamente existem alguns procedimentos que podem ser levados em consideração, antes de comprar animais adultos:

1) Verifique se já foram feitas outras vendas de adultos antes. Alguns criadores acabam vendendo animais adultos com regularidades. Podem, por exemplo, comprar um macho, usá-los em várias cadelas e depois de pouco tempo, colocam-no à venda para outros canis.

2) Solicite os exames de saúde regulares e não regulares. Nas raças com alguma pré-disposição para doenças, solicite os exames que atestem que o animal não sofre da doença (displasia por exemplo). Solicite um exame de sangue para atestar a saúde do animal.

3) Solicite ajuda do seu médico veterinário de confiança. Ele é um parceiro nessas horas e pode orientar na pré-compra e na chegada do animal.

4) Exija um contrato de compra e venda adequado que dê garantias sobre doenças que possam ser identificadas e que possam ter vindo com animal e comprometam sua qualidade de vida ou seu ingresso no programa de reprodução do criador. A venda entre criadores não é protegida pelo Código de Defesa do Consumidor.

5) Não faça o negócio só por conversas de whatsapp, documente tudo certinho em um contrato e se for o caso solicite ajuda de um advogado. É muito mais barato e rápido pagar ele para ajustar um contrato de compra e venda do que solicitar ajuda para resolver um problema depois, quando só se tem conversas de whats.

Claro que contra gente mau intencionada, é sempre difícil ter 100% de segurança, mas quanto mais podermos fazer para evitar que criadores inescrupulosos passem seus problemas aos demais, melhor.

Conclusão

Portanto a Compra de Animais Adultos pode ser sim uma grande vantagem para o criador. Se for feita tomando os cuidados necessários, poderá ajudar muito o criador.

Se o criador que estiver vendendo for um criador de confiança, como é a maioria, será um negócio tranquilo. Mas isso não quer dizer que os cuidados indicados não sejam vitais.

O SistemaPet possui uma ferramenta ótima para assinatura digital, não exigindo que sejam enviados papéis de um lado para o outro e pode ajudar nesse processo. Confira

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.