sexta-feira, abril 26, 2024
Gestão

Instalações do Canil ou Gatil

Instalações do Canil ou Gatil

As instalações do canil ou gatil são um dos principais fatores de sucesso ou não de uma criação.

Elas devem ser sempre pensadas em ter a melhor produtividade possível. E entende-se como produtiva uma instalação que seja fácil de manter (limpar), proporcione exercícios e qualidade de vida dos animais e seja eficiente para ajudar no manejo.

Alfgar – Rottweiler

Ao efetuar o planejamento das instalações, o criador deve ter em mente sempre os seguintes aspectos:

1) Manejo

As instalações do canil ou gatil deve ser um ambiente fácil de limpar, que seja seco, e que tenham pontos de apoio para utilização de equipamentos (luz e água principalmente) sempre próximo.

Os acessos aos quartos devem ser fáceis, portanto, cuidado com portas baixas ou um teto baixo. Ter de se abaixar toda a vez que for necessário entrar no quarto deles vai ser prejudicial para a coluna no médio e longo prazo.

Um local para que o criador possa analisar os animais e/ou banhá-los de forma adequada. É muito comum que as banheiras fiquem mais baixas que deveriam. Dessa forma, ao final do dia as costas poderão reclamar bastante.

Os estoque de medicamentos e alimentos devem ser amplos o suficiente para que o criador possa entrar, localizar rapidamente o que necessita e possa deixar o local, sem ter que perder vários minutos procurando por algo que está em caixas não identificadas.

A temperatura deve poder ser controlada de forma fácil. Lembrando que geralmente os animais ou tem problemas com climas mais frios ou com climas quentes e a não ser que o criador viva em uma região com pouca amplitude térmica, é fundamental controlar a temperatura dos quartos.

Canil DiLeonel – Spitz Alemão

2) Saúde

Um ambiente limpo é um ambiente saudável! As instalações de um canil ou gatil devem ser pensadas para serem limpas com frequência diária e de forma rápida.

As separações entre os quartos devem permitir ao criador a sua limpeza rapidamente, assim como o piso deve ter o caimento adequado para que tão logo seja limpo, esteja completamente seco em pouco tempo.

Quando falamos em saúde, também falamos em saúde mental dos animais. Obviamente mantê-los nos quartos o dia inteiro não é saudável para eles, portanto, ter espaços para que eles interajam entre si e com o criador, é fundamental para que eles tenham uma ótima qualidade de vida.

Animais doentes, além de ser terrível para o psicológico do criador, é uma fonte de despesa grande e, se puder ser evitada, é mais mais barato do que medicamentes e veterinários.

O descarte de dejetos deve ser bem pensado e dimensionado para o volume necessário. Em alguns casos o sistema de esgoto pode atender a demanda, mas em outros casos é necessário medidas diferentes. Analise com cuidados os prós e contras.

Lembrando que se o criador desejar permitir visitas às instalações dos canil ou gatil, ele deve tomar cuidado com as dicas que já passamos para manter o ambiente livre de problemas trazidos de fora. Se for o caso ter um local para que visitantes possam conhecer o canil sem ter que ficar andando pelo local.

Canil DiLeonel – Spitz Alemão

3) Tecnologia

Algo realmente muito pouco usado pelos criadores é o uso de tecnologias e soluções novas para suas instalações. E quando mencionamos tecnologia não necessariamente estamos falando em TI. A tecnologia pode estar em novas materiais e técnicas para as instalações do canil ou gatil.

Bebedouros e alimentadores automáticos, tintas impermeáveis utilizadas nas pinturas, câmeras de monitoramento, gramas sintéticas são exemplos de como as várias tecnologias podem trazer produtividade no dia a dia do criador.

Portanto, ao pensar nas instalações do canil ou gatil, verifique quais produtos novos chegaram ao mercado e que poderão ajudar a ganhar tempo na manutenção dos animais.

Canil Império do Eldorado – Bulldog Inglês

Conclusão

O criador não necessita obrigatoriamente ter quartos ou baias para os animais para ter instalações adequadas. Muitas vezes os animais são criados soltos sem qualquer infraestrutura especial. E, a princípio, não há problema nisso. Se o criador mantiver o ambiente limpo e agradável para os animais, poderão viver muito bem.

Entretanto, quando a quantidade de animais é maior ou são raças que não podem viver em matilhas muito grandes, é necessário que, ao menos, separações sejam realizadas. Nesses casos, é necessário pensar em espaços adequados para eles.

Canil Império do Eldorado – Bulldog Inglês

Uma instalação bem pensada e limpa é sempre um ótimo cartão de visitas, mesmo que o canil não receba visitas, poderá exibí-lo sem problemas nas redes sociais. E mesmo para clientes de confiança que desejam visitar o canil, poderão vir sem problemas.

Portanto, planeje e pesquise bem quando for montar sua estrutura, converse com outros criadores da mesma raça. Veja quais são as soluções que dão mais produtividade, o que é mais fácil de manter. Afinal, o criador quer gastar mais tempo curtindo seus animais do que ficar limpando o local.

* imagem de capa Canil Império do Eldorado

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.

One thought on “Instalações do Canil ou Gatil

  • Olá. Achei esse blog e gostei muito. Sou criador de westie, canil Albireo Lyrae’s. Me chamo Marcos
    Tudo que li aqui reflete meus pensamentos. Parabéns pelas explanações tão lucidas e com fundamentos.
    meu site: http://www.albireo.com.br

Fechado para comentários.