sexta-feira, abril 19, 2024
Marketing

Onde Anunciar sua Criação?

Histórico

Até meados dos anos 2000 todo e qualquer criador tinha basicamente 2 formas para anunciar seu trabalho, ou anunciava no jornal da cidade ou anunciava na Cães & Cia. Não havia outra forma de conseguir se destacar.

Desde então, a forma como ser encontrado se ampliou com a web e essa se tornou a principal forma de divulgar o seu trabalho. Procuradores como o Yahoo!, Cadê, Altavista e finalmente, o Google se tornaram a melhor forma do cliente encontrar o criador.

Mas até o advento dos anúncios do Google, ainda era muito difícil se destacar na multidão. Vários sites começaram a vender banners em suas páginas. Esse se tornou a forma comum de divulgar o trabalho.

Entretanto, muitos ainda utilizavam mídias impressas para anunciar localmente. Mas, cada vez menos pessoas consumiam essas mídias.

Dias Atuais

Hoje em dia, anúncios em mídia impressa tem um retorno praticamente nulo para atingir o grande público. Ainda existem nichos onde a mídia impressa é forte, mas cabe ao criador avaliar se o investimento vale a pena ou se é apenas um “investimento de vaidade”. Investir em mídias especializadas em exposições, por exemplo, tem um alto valor e um retorno difícil de mensurar.

Há ainda algumas publicações que são distribuídas gratuitamente em pontos estratégicos que podem ainda dar um retorno significativo. Entretanto, as mídias impressas pagas estão cada vez mais perdendo espaço. Já está sendo até mesmo difícil encontrá-las nas bancas.

Tipos de Anúncios

Criadores que desejam atingir seu público, hoje tem quase como único caminho, o marketing digital. E dentro dele existem basicamente 2 formas de anuncio:

1) Fomentando a Compra por Impulso

A compra por impulso ocorre quando o criador consegue estimular o cliente a admirar seus filhotes e a desejá-lo. Por incrível que pareça, é a forma mais comum de marketing utilizada pelos criadores.

Esse tipo de marketing ocorre quando um criador posta uma foto em suas redes socias (seja ela qual for). Quando ele faz isso, estimula quem vê a foto, a ter o animal.

Alguns criadores dizem que não curtem compras por impulso, mas acabam, sem querer, estimulando muito mais essa compra.

Existem formas de intensificar esses anúncios, quando você paga ao Facebook ou Instagram para anunciar suas postagem a um número maior de pessoas.

Mas para fazer um marketing eficiente, ainda mais pago, é fundamental que a mídia, ou seja, a foto, seja preparada para impactar. Uma foto muito bonita de um dos padreadores ou dos filhotes.

Além disso a ação solicitada deve ser capaz de fazer com que a venda seja realizada. Nada de pagar para ganhar curtidas…uma métrica de vaidade…

2) Compra por Pesquisa

Aparecer para um eventual cliente quando ele está pesquisando sobre a raça e já predisposto a comprar é o melhor dos cenários, e isso é possível!

Um criador que investe em um bom site, com conteúdo relevante e é bem referenciado por outros sites e portais acaba se destacando nesse momento e é encontrado mais facilmente pelo Google.

Entretanto, conseguir essa relevância é trabalhoso e leva um tempinho para dar resultado.

Um atalho que é muito eficiente é efetuar um anúncio no Google, na ferramenta chamada AdWords. Essa ferramente permite que o criador possa anunciar sua criação e seus filhotes de forma barata e eficiente.

Tudo pode ser configurado, onde exibir o anúncio, quanto gastar, o anúncio, as palavras chaves associadas, o valor do clique, etc. O Google somente cobra do Criador, quando um usuário clica no link… seria como se um jornal ou revista somente cobrasse quando um cliente que lê o anúncio, liga.

Além disso, o anúncio do criador aparecerá em destaque, ou seja, será a primeira ou segunda opção após uma pesquisa.

Geralmente esse tipo de divulgação tem um resultado muito melhor para os criadores e geralmente resultam em vendas recorrentes.

Quanto Investir para Anunciar?

A pergunta que muitos fazem é: Quanto investir em publicidade?

A resposta varia muito de raça para raça e de região para região. Quanto mais criadores estiverem anunciando na mesma região, mais caro será o valor do clique, pois o valor do clique funciona de acordo com regras básicas de oferta e demanda.

Além do mais, também vai depender de como o criador trata esse clique, se ele está conseguindo converter em venda. Se de cada 100 cliques, ele converte uma venda ele poderá investir pouco, mas se somente em cada 1000 cliques ele converte em venda, então terá de investir mais.

A conversão depende muito mais do que de apenas cliques, vai depender do seu site e do seu potencial de venda. Mas é óbvio que quanto mais cliques tiverem, maiores as changes de uma venda ser feita.

Há criadores que consegue vender ninhadas inteiras com um investimento de 200 por mês, entretanto outros ralam para vender um após terem investido mais de mil… logo, a venda é um processo complexo que envolve muito mais do que o clique no site.

O SistemaPET permite a cada cliente ganhar um bônus de R$ 150 para efetuar o seu primeiro anúncio no Google. Praticamente foi o suficiente para vender vários filhotes só com o valor teste!

Futuro

Um marketing digital bem feito será cada vez mais importante nos próximos meses ou anos. A tendência é que o valor dos cliques para os criadores suba a medida em que mais criadores comecem a utilizar o Adwords ou mesmo o FaceAds para divulgar seu trabalho.

Portanto torna-se cada vez mais importante tentar não perder esse clique e ainda mais um contato feito.

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.