sexta-feira, março 29, 2024
Marketing

Quanto Investir em Marketing ?

Quanto investir em marketing ?

Uma das dúvidas mais comuns que um criador possui é: quanto devo investir em marketing?

Realmente não existe uma resposta única para essa pergunta, pois muitas variáveis estão envolvidas, mas vamos falar um pouco sobre como cada criador deve analisar seus investimentos.

Definindo o Objetivo

Definir qual o objetivo a ser atingido com o marketing é fundamental para que a meta de investimento seja definida. O criador pode, por exemplo, desejar ser conhecido no meio técnico (seja na cinófilia ou gatofilia). Ou pode preferir ser mais conhecido entre os leigos.

O mais comum é procurar anunciar suas ninhadas ao público para que as vendas ocorram. E é para esse objetivo que daremos mais ênfase!

Definindo o Canal de Divulgação

Ao definir o quanto investir em marketing, deve-se ter em mente maximizar a eficiência do dinheiro investido, ou seja, atingir o máximo de público possível, pelo menor investimento realizado.

Hoje temos canais de divulgação extremamente eficientes para atingir o objetivo, como o Google Adwords,, Instagram Ads, etc. Entretanto, ainda temos meios mais tradicionais e praticamente abandonados na mídia tradicional, como jornal e revistas. Mas já falamos sobre isso!

Os meios digitais para anunciar, permitem ao criador ter um controle e um dinamismo maior em seus anúncios. Podendo pausar o anúncio no caso do objetivo ser alcançado e retomá-lo depois quando uma nova ninhada nascer, por exemplo.

Definindo Região Geográfica

Um dos aspectos fundamentais para definir o quanto investir em marketing é o estabelecimento de onde investir o dinheiro. Vale a pena investir para todo o país? Ou o melhor é investir mesmo na sua cidade? Ou somente em alguns estados?

Quanto maior a área para anunciar, maior tende a ser o investimento necessário. Mas, é aí que entram alguns detalhes importantes, quanto mais popular é a raça, maior será o investimento para atender grandes áreas.

Além do mais, o criador deve analisar o quanto ele costuma vender para regiões distantes e seus impactos logísticos.

Raça

Como mencionamos… quanto maior a popularidade da raça criada, mais criadores deve estar anunciando. Logo, nas mídias digitais isso significa que maior será o valor do clique no anúncio.

Raças maiories ou menos conhecidas podem ampliar suas regiões de anúncio sem tanta competitividade. Até porque pode ser mais difícil encontrar pessoas procurando filhotes dessas.

Valor

Mas, afinal, quanto investir em marketing? Um bom investimento em marketing gira em torno de 2 a 5% do valor do filhote. Ou seja, se o filhote custar R$ 3000, reserve entre 60 e 150 para anúncios. Numa ninhada de 5 filhotes, o investimento para vendê-la deveria ficar entre 300 e 750.

O primeiro passo que o criador deve ter é monitorar esse investimento, ou seja, ao investir, verificar qual está sendo a eficiência do anúncio. E depois, quando o cliente acessa seu site, quantos estão de fato entrando em contato.

Promova sempre que possíveis ações para melhorar a eficiência de contatos. Fotos novas, mudanças de áreas geográficas, informações dos filhotes etc.

Se o criador está investindo valores maiores do que 5% no marketing da ninhada, algo precisa ser feito para melhorar esses índices! Entre em contato que poderemos conversar a respeito!

Tenho o dinheiro para o investimento antes da ninhada nascer… deixar para depois pode ser uma erro trágico!

Conclusão

O marketing aplicado ao público correto por meio dos canais certos são extremamente poderosos e eficientes para você encontrar o cliente correto para seus filhotes.

Mas também cabe ao criador monitorar o investimento e estar sempre promovendo mudanças para tornar o seu investimento sempre cada vez mais eficiente!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.