sábado, abril 20, 2024
Infraestrutura

O Quarto do Canil Perfeito

Conforme já falamos, uma Estrutura Ideal para um bom canil exige uma série de Instalações adequadas para garantir um bem estar para os animais.
Iremos abordar um dos principais locais do canil, os quartos ou também conhecidos como baias ou boxes.

Objetivo

Vamos adotar o termo quarto, pois é o local onde o cão irá descansar, se alimentar e pernoitar.

Esse quarto pode ter um espaço para se exercitar ou tomar sol, o chamado solário.

Em alguns casos é o local onde os cães passam a maior parte do tempo. Logo, ele deve ser confortável, seguro e saudável.

Tamanho

O tamanho de cada quarto deve levar em considerações aspectos como: tamanho do animal, nível de atividade, nível de socialização e tempo de permanência.

Quanto maior o nível de atividade, menor o nível de socialização e maior o tempo em que fica no quarto, maiores eles devem ser. Portanto fico muito difícil estimular um tamanho ideal a ser construído. O ideal é conhecer projetos da mesma raça e conversar com os criadores.

Ter o tamanho ideal não irá gerar estresse aos animais. Logo, eles não tenderão a latir em demasia, destruir os equipamentos e o quarto, se leseonarem ou mesmo terem problemas de socialização.

Número de Animais por Quarto

Novamente a raça vai influneciar muito a quantidade de animais que cada quarto irá comportar. Se os animais tiverem problemas em dividir o alimento, o ideal é que apenas um animal fique em cada quarto.

Por outro lado, se eles se relacionam bem, respeitam o espaço dos outros, é possível manter mais de um animal por quarto, desde que o tamanho seja adequado.

Solário

Um espaço externo será necessário se o animal passa um tempo considerável no quarto. Dessa forma ele irá poder tomar sol quando desejar.

A área externa ideal poderá contar com um espaço coberto para casos de chuva e um espaço aberto.

Conforme ja falamos no artigo sobre pisos, na área externa poderá ser com grama sintética, brita ou qualquer outro piso com alta taxa de absorção. Lembrando que a drenagem deve receber uma enorme atenção.

Divisórias

Aqui está um dos principais itens para um bom quarto. As divisórias entre os quartos.

Altura

Novamente a raça a ser criada é fundamental para uma boa escolha. Raças muito atléticas exigirão divisórias altas, raças mais calmas poderá ter divisórias mais baixas.

Raças como Basset Houds, Daschunds, Pugs, Bulldogs, etc podem ter divisórias de pouco mais de um metro de altura. Já raças como Bull Terrier, Schanuzers, Pastores, Dobermanns, etc exigirão divisórias altas, provavelmente até o teto da área dos quartos.

Eventualmente, mesmo para raças menos atléticas, talvez seja interessante ter um ou outro quarto com divisórias mais altas. Nesses espaço pode ser necessário colocar machos ou as fêmeas no cio. Assim o risco de acasalamentos não planejados diminuem.

Canil Von Haus Henri – Divisórias Altas de Alvenaria. Solário com Grades para melhorar a visualização dos cães. Área Interna Protegida.

Material

O mais comum é que a construção seja de alvenaria. Elas estão entre a mais baratas estruturas a serem erquidas e são de fácil limpeza. Entretanto tende a gerar um ambiente claustrofóbico para os animais.

Alguns animais se sentem mais estressados em ambientes muito fechados e mesmo que o quarto seja grande, ele poderá se sentir mais pressionado.

Uma opção, dependendo da raça, é usar grades. Algumas raças são menos destrutivas e sociáveis e é possível utilizar grades para separá-los. Dessa forma o controle térmico é muito facilitado e o ambiente claustrofóbico é eliminado.

Estrutura com Divisórias de Grades e Drenagem central Aberta. Controle Térmico com Ventiladores

Uma dica em quartos assim é ter um estrutura de uns 25 a 45 cms no chão de alvenaria. Dessa forma quando um quarto estiver sendo limpo com água, não ultrapassa ao quarto ao lado.

Algumas raças, quando ao lado de outros animais podem tentar morder as grades, para evitar esse problemas e não utilizar a alvenaria, uma opção é usar o vidro.

Atualmente a utilização desse material tem crescido bastante. Embora sejam bem resistente, existe o risco de acidentes e a manutenção dele é mais cara. Assim como a tela, o ideal é ter uma base em alvernaria para facilitar a manutenção do quarto.

Equipamentos

Um quarto deve, impreterivelmente, ter um local com água fresca. Algumas raças exigem um local em alvenaria, mas outros podem utilizar recipientes próprios para isso.

A alimentação também deve ser dada nos quartos e recolhidas após um período de tempo. Dessa forma, no momento da alimentação os animais irão se dirigir sozinhos para seus quartos, se eles estiverem soltos.

Algumas raças necessitam de camas. Sejam as suspensas, sejam as que ficam no chão. É importante que cada um tenha um local confortável para dormir.

Quartos para Dormir somente com Grades – Equipados com Camas e Tapetes – Canil Di Leonels Poms

O ideal é que cada equipamento seja identificado para cada quarto. Dessa forma se reduz o risco de contaminações.

Controle Término

O mais comum é que um ventilador de grande porte sopre pra no máximo 3 quartos. Logo, um canil com 12 quartos, teriam, idealmente, 4 ventiladores.

Lembrando que dependendo do tipo de material utilizado nas divisórias, essa relação pode aumentar. Um ventilador de porte menor por quarto pode ser necessário em raças com problemas no calor intenso.

Se o acesso à parte externa for através de uma pequena passagem para os cães, pode ser possível a instalação de ar condicionado. Nesse caso é importante que o ar seja adequado para o espaço, pois em caso de subdimensionamento irá aumentar os custos e sobrecarregar o equipamento.

Drenagem

Um item extremamente importante é a drenagem do quarto. O caimento da água deve ser muito bem feito. Como o quarto é limpo regularmente e algumas raças podem urinar no quarto, é importante que o caimento seja muito adequado para não fique úmido por muito tempo.

O Ralo deve ter um acesso fácil e ser fácil de limpá-lo, pois a quantidade de pelos será grande.

Canil Alfgar – Drenagem Interna e Externa – Divisórias Híbridas – Alvenaria e Grade – Solário e Área Interna

Conclusão

Um quarto bem feito dará a cada animal uma excelente qualidade de vida e um local seguro para descansar e se alimentar. Obviamente não é um local para ficar 100% do tempo, mas assim como nós, ter um quarto confortável faz muita diferença.

Se você ainda não viu as instalações necessárias para o canil, confira nosso artigo. Ou se deseja saber mais sobre os pisos, já escrevemos sobre isso!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.