sexta-feira, abril 26, 2024
Infraestrutura

Climatização do Canil

Calor e Frio Intensos

A Climatização do Canil é fundamental em um país como Brasil. Um local bastante quente e que a cada dia parece que se torna mais quente. E, ainda conta com locais onde as temperaturas podem ser bem baixas. Logo uma climatização do canil deve ser adequada para esse cenário.

Animais que sofrem muito com o calor ou mesmo com o frio, acabam se debilitando muito e, em alguns casos, podem vir a morrer em decorrência da temperatura extrema. Em outros casos podem desenvolvem doenças devido ao estado em que ficam.

Animais jovens e idosos são os que mais sofrem em condições extremas tanto de frio quanto de calor. Logo a atenção à climatização do canil deve ser maior para dar um conforto a eles.

Limites Tolerados

O limite suportado por cada animal varia um pouco de raça pra raça e da idade do animal.

Geralmente temperaturas acima de 35 graus e abaixo de 15 já exigem um cuidado redobrado. Cães de pelo e subpelo densos ou com fucinhos curtos requerem atenção acima de 30 graus e cães pelados ou pelo liso já precisam de atenção nas temperaturas abaixo de 20 graus.

Portanto fique atento a cada animal do plantel.

Um animal muito ofegante, muito parado, que fica cavando, tremendo, etc… podem ser sinais de hiper ou hipotermia.

Instalações

Se o animal fica no quarto durante o período mais quente (geralmente a tarde) ou mais frio (geralmente no final da madrugada), é extremamente importante saber as condições térmicas (temperatura e umidade) do local onde ele se encontra.

Instalar um termômetro em um lugar muito alto pode não aferir adequadamente a temperatura sentida pelo animal. Dependo do local, um metro de altura pode dar uma diferença de mais de um grau! Entretanto deve estar alto o suficiente para que os animais não o destruam.

Se a ventilação entre os quartos (ou baias, boxes,…) for boa, a tendência é uma maior eficiência dos ventiladores ou ar condicionados na climatização do canil. Quartos com grades ou de alvenaria com divisórias baixas tendem a serem mais indicados nesse aspecto.

Se os animais ficam soltos a maior parte do tempo, ter um local fresco para eles ficaram é fundamental. Seja a sobra de uma árvore, seja um corredor com sombra e boa ventilação, etc.

Já falamos bastante sobre pisos. Mas observe, inclusive, se o piso é adequado, se tem a cor certa e é do tipo certo. Pisos errados podem causar queimaduras nos animais ou, no caso do frio, ser uma fonte de perda de calor.

Equipamentos

O ar condicionado é o sonho de consumo de qualquer criador. Entretanto seus custos devem ser muito bem avaliados. Não só na questão financeira direta, como na indireta (saúde e bem estar dos animais).

Uma observação importante do ar condicionado é que ele deve ser bem dimensionado para a área a ser atendida. Um A/C com potência muito baixa poderá consumir muito mais energia do que um A/C com maior potência.

Uma questão do A/C é a umidade, que também deve ser resolvida. Eventualmente até mesmo com um umidificador no ambiente para um melhor conforto dos animais.

Ventiladores são, de longe, a solução mais adotada. Dependendo do tamanho e tipo dos quartos, pode ser necessário até mesmo 1 por quarto. Entretanto é mais comum que um ventilador tipo industrial atenda 2 ou 3 quartos.

ventilador
Ventilador Industrial de Parede – Fortes e Robustos

Uma ação extremamente importante nos equipamentos, seja ventilador ou ar condicionado é a manutenção! Ar condicionados devem ter os filtros limpos semanalmente e os ventiladores devem ser revisados completamente anualmente.

Dependendo da raça, pode-se instalar banheiras para os cães entrarem e se refrescarem. É uma forma de evitar que eles fiquem cavando buracos.

Procedimentos

Ofertar água gelada em alguns momentos ou petiscos no meio do gelo pode ser uma boa pedida para se refrescarem.

No caso do frio, para as raças mais sensíveis, vestí-los com roupas adequadas pode se tornar necessário. Além disso o aumento das atividades físicas também ajuda a sentirem menos o frio.

Conclusão

O controle térmico é fundamental para manter o bem estar dos cães. Cães que se sentem confortáveis no ambiente em que vive tendem a terem menos problemas.

Logo, avalie uma climatização do canil de forma que tanto o criador quanto os animais possam viver de forma saudável e tranquila.

Confira nossos outros artigos sobre as estruturas dos canis, pisos, quartos ideias.

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.

One thought on “Climatização do Canil

  • Muito interessante porque esse ano o calor está insuportável
    Meu cachorro morreu do coração no alto verão porque de manhã desligava o ar e ele já não estava bem e faleceu

Fechado para comentários.