quinta-feira, março 28, 2024
Infraestrutura

Construindo um Canil Ideal

Quando É Necessário?

Quando o criador possui um plantel muito grande ou com várias raças, geralmente torna-se necessário a construção de uma estrutura adequada ao conforto e manejo desses cães.

Por isso, estamos criando uma série de artigos focados na estrutura dos canis. O primeiro artigo será sobre os objetivos a serem alcançados e sobre as estruturas mínimas recomendadas.

Objetivo

Alguns criadores acabam focando exclusivamente no bem estar dos animais ou somente nos aspectos de manejo e acabam sendo extremamente ruins de serem mantidos ou os animais acabam sofrendo desnecessariamente.

O ideal é criar uma estrutura que alie um manejo eficiente, sem comprometer o bem estar dos animais.

A área disponível para a construção deve ter o tamanho adequado. Se o criador for criar raças grandes ou com alto consumo de energia, deve-se providenciar o espaço para que eles se desenvolvam com qualidade.

Aspectos iniciais

Um dos aspectos importantes é a posição do sol. O local deve, preferencialmente, ser claro e ter um nível de luz solar adequado. Nem muito escuro nem muito exposto. Caso o local disponível não seja adequado quanto à luz do sol, outras medidas terão de ser tomadas para deixar o local adequado.

A umidade é outro aspecto extretamente importante para um bom canil. O local deve ser naturalmente seco. A umidade pode prejudicar a estrutura e a saúde dos cães. Portanto, trate esse aspecto com muita atenção na fase de projeto. É mais barato investir no início do que remediar depois.

Com os 2 itens anteriores em mente, você estará próximo de ter um bom controle térmico. Ou seja, o local deve ter uma temperatura controlada. Nem muito frio no inverno e nem muito quente no verão. Dependendo da raça criada, ela poderá sofrer mais nos dias frios ou nos dias quentes, portanto tenha o controle da temperatura sempre em mente.

Estruturas Indicadas

Algumas estruturas devem ser planejadas, de acordo com o espaço disponível. Lembrando que se o espaço for pequeno, as atividades acabarão sendo desenvolvidas em outro local.

1) Lavatórios

Ter lavatórios ou lavabos no espaço propcia ao criador uma rápida higienização das mãos. Dependendo do Tamanho do Canil, ter alguns lavatórios irá incentivar uma higienização maior e diminuição do risco de contágios entre os animais.

2) Sala de Banho

Um local específico para banhar os cães é fundamental para uma ótima manutenção deles. Com uma quantidade grande de animais, utilizar serviços terceirizados é inviável na maioria das vezes.

Além disso é possível adquirir produtos por volumes e reduzir os custos de insumos.

3) Depósito

Uma pequena área fechada, seca e com controle térmico é necessário para guardar um volume significativo de ração, produtos de limpeza, medicamentos, etc.

Dentro desse depósito, os produtos também devem estar devidamente acondicionados, para não haver contaminação entre eles.

O depósito deve ser muito bem fechado para evitar a entrada de roedores ou insetos.

4) Área de Lazer

Um ou mais espaços amplos para os animais se exercitarem. Nesse espaço podem haver brinquedos para estimulá-los tanto fisicamente quanto mentalmente.

O tamanho do espaço deve ser de acordo com o nível de energia que cada raça necessita. O ideal é que também existam espaços para pequenos repousos.

Quanto mais tempo os animais passarem nesses espaços, melhor. Mas o ideal é que sempre exista um acompanhamento para evitar eventuais conflitos.

O piso pode ser gramado natural, sintético, britas, etc. Dependendo muito do estilo de cada cão.

5) Escritório

Se você permite visitas ao canil, um espaço adequado para receber visitas será necessário. Mas se você não recebe visitas, mesmo assim será necessário um espaço para você trabalhar na gestão da criação.

Um bom escritório deve possuir, no mínimo, um espaço para uma mesa de trabalho, um espaço para conversas ou reuniões e um armário para guardar a documentação da criação.

Além disso, um escritório permite separar o ambiente de trabalho da residência, quando as duas estão juntas.

6) Quarto dos Cães ou Baias

Os Quartos dos cães ou Baias são o núcleo do canil. O sucesso de um canil está muito associado a um espaço para as baias bem construídas.

O ambiente deve ser, preferencialmente feito de alvenaria, com forro plástico (PVC) ou mesmo laje, o que facilita o controle térmico. Se houver um controle de temperatura adequado, o pé direito pode ser relativamente baixo (2,5 a 2,7). Por outro lado, se a temperatura não for um problema, o pé direito pode ser alto e o espaço pode ser aberto.

O piso deve ser adequado, estar devidamente inclinado e ter uma excelente drenagem.

Cada Quarto deve ter um local adequado para descanso, respeitando as características dos animais. Além disso, deve haver local para água e um local para a alimentação.

Vamos falar em um artigo específico sobre essa parte, pois é um aspecto importante a sere observado.

7) Maternidade

Um dos locais mais importantes de um canil é sua Maternidade! É lá onde, eventualmente, nascem os filhotes os recém nascidos e onde eles passam as primeiras semanas de vida.

Uma boa maternidade tem um ótimo controle térmico, equipamentos básicos (termômetro, balança, luvas, ventilador, aquecedor, jornal,…).

O piso deve ser adequado para dar firmeza aos filhotes e mesmo assim ser fácil de limpar.

Uma acesso visual via uma janela de vidro também pode estar presente, assim é possível efetuar o monitoramento dos animais, sem necessariamente entrar no recinto.

8) Demais dependências

É possível ainda construir outros locais específicos, mas dependerá do espaço físico disponível. Caso contrário, alguma estrutura poderá ter mais de uma função.

8.1) Quarentena – Um local destinado a cães recém chegados ou que estiveram um grande período fora. Esse espaço deve ficar relativamente afastado dos quartos dos demais animais e o contato com o animal em quarentena deve ser feito com muito cuidado.

8.2) Depósito de Alimentos – Caso seja possível separar o depósito de insumos e equipamentos do depósito de ração melhor. Dessa forma o risco de contágio de produtos será maior.

8.3) Ambulatório – Um espaço para que o Veterinário possa fazer consultas e análises ambulatoriais nos animais. Esse espaço pode ser utilizado no espaço do Banho, desde que tenha os equipamentos necessários para a análise e procedimentos clínicos.

8.4) Lavanderia – Geralmente um espaço para lavar os materiais utilizados pelos funcionários, pelos animais, etc.

8.5) Cozinha – Se o criador utilizar AN ou para preparar pequenas refeições dos funcionários ou mesmo do criador.

8.6) Banheiro – Um banheiro para uso dos funcionários ou do criador quando estiver realizando as atividades do canil.

Conclusão

Como vimos, um canil ideal necessita de um espaço significativo e uma estrutura complexa. Obviamente, para criações menores, ou com pouco animais ou com animais pequenos, é possível tê-los em casa.

Mas com o crescimento, é natural que uma estrutura maior seja necessária. Como o bom criador sabe, criar não é fácil ou barato. Mas uma estrutura adequada ficará mais fácil!

Logo iremos nos aprofundar mais sobre esse tema! Já falamos sobre pisos, portanto assine nossa Newsletter, Curta nosso Face ou Signa-nos no Instagram e não perca nenhum artigo!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.

One thought on “Construindo um Canil Ideal

  • Muito show 👏👏👏👏👏👏
    Quero muito fazer uma visita para o amigo Carlos.
    Estrutura de cinema, Parabéns 👏👏👏👏

Fechado para comentários.