terça-feira, março 19, 2024
GestãoMarketing

Efetuando o Reajuste do Valor de Seu Filhote

Quando efetuar o reajuste os preços?

A concorrência entre os criadores sempre foi forte, conforme já escrevemos anteriormente é acirrada. Entretanto, em algum momento, mesmo com a concorrência, é necessário um reajuste dos preços.

Vamos ver quando identificar esse momento e como fazê-lo de forma mais eficiente avaliando o mercado antes.

Identificando o momento

Custos

Um dos principais motivos do incremento do preço está relacionado ao incremento dos custos. Embora o valor do filhote não deva ser definido somente por questões de custos, ele é um dos fatores a ser considerado.

Caso os reajustes de ração, serviços, infra-estrutura, colaboradores subam muito. Deve-se repassar esses valores, mas preservando a margem e e o nível de atendimento aos animais e a qualidade de vida do criador.

Algo importante é identificar o quanto cada item impacta no custo de um filhote. Dessa forma, será possível avaliar se um aumento de 5% de um saco de ração trará um impacto de 1 ou 10% no valor de um filhote.

Logo, é super importante conhecer os custos e seus impactos na composição do dia a dia da criação

Mercado

Um outro aspecto, mais interessante, é quando o criador tem uma demanda maior que sua oferta. Nesse caso, existe a oportunidade de incrementar o valor dos filhotes. O mercado vê mais valor dos filhotes e torna-se interessante ter uma recompensa melhor por todo o trabalho e esforço dispensado.

Durante a pandemia, houve uma aumento significativo na procura dos filhotes, o que chegou a gerar falta de filhotes de alta qualidade em várias raças.

Esse é um bom momento para efetuar um reajuste e obter um valor melhor pelos seus filhotes.

Procedendo Ajustes

O desafio de efetuar um reajuste é que, se ele for feito de forma errada, o filhote poderá não ser vendido, gerar mais despesas e no final ser vendido por um valor até abaixo do esperado.

Portanto, o ideal é fazer um processo planejado, eficiente e realizado com calma.

O primeiro passo é começar a anunciar a ninhada o mais cedo possível, assim se o criador precisar fazer ajustes para cima ou para baixa, ele terá tempo.

O segundo passo é definir a meta, por exemplo, ele deve vender um filhote pelo novo valor até os filhote atingirem uma determinada idade.

O terceiro passo é definir o acrescimento de valor, o ideal é que não seja um pulo muito grande para o primeiro filhote.

Avaliando os resultados

Havendo uma venda rápida, pode-se avaliar efetuar um novo acrescimento, mantendo novamente uma meta para vender o próximo filhote até um determinado dia.

Se a venda ocorrer próxima a data da meta estabelecida, o ideal é não aumentar o valor do filhote, mas novamente colocar como meta, a venda do próximo filhote até um limite de dias.

Caso a venda não ocorra, aí deve-se avaliar se a publicidade está adequada e o processo de vendas está eficiente. Normalmente esses são os problemas, mas se precisar, volte ao valor anterior e determine o limite para a próxima venda. Nesse caso e, somente nesse caso, você encontrou o limite de valor pago pelos clientes que você cultiva.

Resultados

Após o acrescimento de valor estar estabelecido, você poderá perceber que seu publico pode ter mudado também. Se você vendia filhotes num determinado patamar de preço e chegou a outro, o perfil do seu cliente poderá mudar.

Ter clientes que valorizam mais seus filhotes é sempre muito bom, mas exige um trabalho de divulgação diferenciado também. Não é porque você vendeu um filhote por um bom valor que o próximo também terá um bom valor. Você terá que conhecer bem esse novo perfil de clientes e deixá-los interessados.

Nós já falamos sobre como efetuar uma venda eficiente e como informar o preço de forma adequada. Com um novo perfil de clientes, isso se torna muito mais importante.

Conclusão

Quando você percebe que há oportunidade de acréscimo no valor de seus filhotes, não perca tempo, implemente esse acrescimento logo, afinal, você não sabe como será o dia de amanhã!

Se os custos subirem, analise com cuidado e comece já a movimentar o valor dos filhotes. Mesmo quando a concorrência permanece com os mesmos valores, está na hora de você se mexer na divulgação e no processo de venda, para isso o SistemaPet poderá ajudar e muito!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.