terça-feira, abril 16, 2024
Gestão

O que é um Criador de Sucesso?

Falamos várias vezes aqui sobre como obter sucesso na criação. Mas afinal, o que é um Criador de Sucesso?

É muito comum ver nas redes sociais alguns criadores famosos e outros nem tanto. Alguns alegam terem muito sucesso em suas criações e muitos questionando esse sucesso.

Portanto, o sucesso parece um tanto quanto volátil. O que é sucesso para um, não é para outro? A resposta simples é: Sim!

Mesmo um criador que tenha vencido rankings, é bem conhecido, pode não se considerar um criador de sucesso? Como?!? Veremos!

Começo de Tudo

Todo o criador quando inicia sua criação traça alguma meta. Essa meta pode ser ousada ou conservadora. Além disso pode variar absurdamente. E ao longo da criação, novas metas podem ser traçadas.

O criador pode traçar como meta ter um animal de sua criação vencendo uma determinada competição. Ou que consiga, ao final do mês, fechar as contas no azul. São ambas metas válidas e justas! Obviamente as formas de alcançá-las muda muito.

Então, o primeiro passo para o criador se considerar de sucesso, é atingir a sua própria meta pessoal. O que ele deseja alcançar com a criação. E isso é extremamente individual.

Reconhecimento

Outro fator que está associado ao sucesso é o reconhecimento de seus pares e/ou clientes.

Algumas vezes um criador pode ser odiado pelos concorrentes pela forma com ele trata seus competidores. Por outro lado é amado pelos clientes devido aos animais que produz e pelo suporte dado.

Outras vezes ele pode ser reconhecido pelos seus pares com alguém que cria animais de excelente qualidade. Mas o trato com os clientes pode ser difícil. Não dá o devido suporte e acredita que o cliente é um privilegiado por ter um animal dele e age com arrogância.

Portanto, além de ser um criador tecnicamente bom, ele deve ser um criador que cuida de seus clientes e sabe se relacionar também.

Sucesso para os outros

É muito comum ver no meio dos criadores, alguns querendo impor que o seu conceito de sucesso deve ser aplicado para outros. Uma atitude pode ser facilmente interpretada como arrogante.

Como já falamos, o sucesso é, antes de mais nada, pessoal. É impossível que qualquer pessoa defina se um criador é ou não um criador de sucesso, além do próprio criador.

Ele mesmo pode alardear que é um criador de sucesso, mas se de fato ele não acredita nisso, estará enganando a ele mesmo. Nesses casos poderá até mesmo abandonar sua meta traçada lá no início da criação.

O que não é Sucesso

Às vezes é mais fácil saber o que não é sucesso do que o que é sucesso. No caso dos criadores, existe um regra fácil que determina, sem sobras de dúvidas, o que não é Sucesso: Maus Tratos.

O criador tem como premissa básica, o bem estar de seu plantel e dos filhotes nascidos sob sua responsabilidade. Portanto um criador que vende bem, que ganha títulos, que é reconhecido, mas que maltrata seus animais, definitivamente não é um criador de sucesso. Até porque nem poderia ser considerado criador, logo, jamais seria um criador de sucesso. Pode até ser um picareta de sucesso, mas jamais um criador.

Definido Sucesso

Se o criador for expositor, o sucesso dele poderá ser vencer um título ou um ranking. Se o criador for um hobbista, poderá ser produzir determinadas características no plantel. Se for um criador profissional, poderá ser vender seus filhotes sem maiores dificuldades e manter a família financeiramente estável.

Qualquer um dos exemplos citados provavelmente será acompanhado de um reconhecimento de clientes e pares.

Obviamente alguns podem desdenhar do sucesso do outro, mas isso é relativamente natural da nossa espécie. Logo, pode ser categoricamente ignorado.

O que importa é o criador se sentir realizado com o seu trabalho. Saber que faz um trabalho que o deixa orgulhoso. Que faz um trabalho que promove saúde e alegria para seus animais e seus clientes.

E você? É um criador de Sucesso?

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.

2 thoughts on “O que é um Criador de Sucesso?

  • Ótimo texto…” que importa é o criador se sentir realizado com o seu trabalho. Saber que faz um trabalho que o deixa orgulhoso. Que faz um trabalho que promove saúde e alegria para seus animais e seus clientes.” Falou tudo… penso assim….e sempre procurando melhorar e conhecer mais a minha raça através de pesquisas…palestras…um estudo detalhado. Namastê!!!

Fechado para comentários.