sexta-feira, abril 19, 2024
Marketing

É Proibido Vender Filhotes no Facebook e Instagram

Clandestinidade

Você sabia que pelas regras é proibido vender filhotes no Facebook e Instagram, sejam eles silvestres ou domésticos? Ou seja, colocar um anúncio de venda de filhotes é considerada uma transgressão das normas do Facebook ou Instagram e você fica sujeito às várias punições previstas.

Você pode conferir os vários itens que o Facebook proíbe e ver como ele categoriza a venda de animais. Ele coloca junto com a venda de armas, bebidas alcoólicas e drogas! É, para o Facebook, criadores são considerados persona non grata!

Proibição Irrestrita e Global

Lembre-se que a política é global, ou seja, o que vale aqui no Brasil, vale nos EUA e Europa. Logo, a proibição é geral.

Mesmo que você crie um grupo exclusivo com esse objetivo, a regra continua valendo. Você não pode anunciar venda de filhotes e pronto!

Anúncios

Alguns criadores alegam que fazem anúncios pagos de vendas regularmente e não aconteceu nada. Realmente existe uma chance de não ocorrer nada, mas como vamos ver a seguir, as chances são cada vez menores.

Assim como também não há nenhum benefício ou exceção para quem anuncia com regularidade.

Punições

As consequências por violar os Padrões da Comunidade, porém, dependem da gravidade da violação e do histórico do usuário no Facebook. “Podemos enviar um aviso no caso de uma primeira violação, mas se continuarmos a ver outras violações, podemos restringir a capacidade da pessoa de publicar no Facebook ou bani-la”, diz o documento disponível online (facebook.com/communitystandards).

Ou seja, embora não seja contra a lei, anunciar a ninhada ou o filhote pode colocar sua conta em risco! Se ele entender que o criador já entendeu que é proibido vender Filhotes no Facebook e Instagram e continuar, a punição pode ser a mais severa possível. E ele não precisa nem comunicar previamente, só exclui e pronto!

Fiscalização

O próprio Facebook incentiva em sua política de comunidade que, em caso de suspeita, o usuário faça uma denúncia. Ele também informa que basta uma denúncia para que seja analisada, logo, não fará diferença se a denúncia for feita por uma pessoa ou por centenas.

A análise é feita de 2 formas, uma automática, realizada por robôs que procuram por alguns indicativos de problema e a análise manual, feita por pessoas que irão visualizar por alguns segundos o post e decidir o que fazer.

Como qualquer criador sabe, hoje em dia há uma mobilização irracional contra a atividade. Logo, o criador pode ter certeza que, se postar algo com venda de animais, as chances de denúncia é alta e a conta e a página do face ou insta pode ser eliminada, com todos os contatos e fotos associados.

Mas pode?!

Afinal, a atividade não infringe nenhuma lei do país e até onde se sabe, do mundo. Um site pode proibir esse tipo de comércio?

Sim, pode e você concordou com ele quando aceitou os Termos de Uso ao fazer a conta no Facebook ou Instagram. Lá é claro, é proibido vender filhotes no Facebook e Instagram.

O Facebook tem um dono e ao ter uma conta lá, esse espaço de fato não é seu, você apenas utiliza um espaço cedido e que pode ser retirado a qualquer momento pelo dono do espaço. Logo, você tem uma ilusão de controle e propriedade que não existe. Logo NÃO DEPENDA SÓ DELE!

Mas o que fazer?

O primeiro passo é ter o seu espaço. Tenha o seu site com as informações das sua criação, dos seus animais e de seus filhotes. Acesse o SistemaPET e monte já o site da sua criação.

Utilize as redes sociais como divulgação dos animais. Não anuncie venda, anuncie o nascimento, compartilhe fotos, mas não use a palavra venda e sempre poste o endereço de seu site!

E sempre tenha em mente que alguém pode excluir seu post e até mesmo sua conta. Logo, não coloque nada que você não possa perder e faça o backup da conta sempre que possível.

Portanto não dependa mais das regras dos outros e tenha o controle de seu espaço na web.

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.

2 thoughts on “É Proibido Vender Filhotes no Facebook e Instagram

  • O facebook não barra nenhum anúncio desde que seja pago.

  • Eduardo Antunes

    Antonio, não. Se ele violar os Termos de Uso ou Padrões de Comunidade, eles podem barrar sim. Veja, a proibição está no mesmo nível de drogas, armas e tabaco. Você acredita que se anunciar, pagando, qualquer um desses produtos, o Facebook não irá bloquear? Logo… mesmo pago, é proibido.

Fechado para comentários.