Equipamentos Fundamentais para o Canil

Equipamentos

Já falamos sobre instalações para um canil e nesse artigo iremos abordar algo tão importante quanto, os equipamentos necessários!

Não basta ter ótimas instalações se não houverem equipamentos adequadas para auxiliar o criador no seu dia a dia. Portanto vamos falar dos principais equipamentos que são imprescindíveis para um dia produtivo no canil.

Obviamente a importância dos equipamentos pode variar de acordo com as raças que o criador possui. Raças de pelo longo exigirão mais dos equipamentos de banho e tosa do que raças de pelo liso ou curto.

Equipamentos x Insumos

Para diferenciar os equipamentos dos insumos, vamos conceituar que os insumos são todos os produtos que são consumidos ao serem usados. Shampoos, Produtos de Limpeza, Medicamentos, Vitaminas e até Rações são insumos. Ou seja, quando são utilizados, serão consumidos. Iremso falar sobre insumos num artigo diferente.

Equipamentos, ao contrário, possuem um tempo de uso muito maior e não são consumidos a medida em que são usados. Embora sofram desgaste com o uso, eles não se encerram em uma ou poucas aplicações. Vasilhas, Coleiras, Caixas de Transporte ou Secadores são alguns exemplos de equipamentos comuns aos criadores.

Aquisição

O valor dos equipamentos tendem a ser maiores, uma vez que a necessidade de comprá-los não é recorrente. A tendência é que quanto mais tempo o equipamento durar ou mais complexo ele for, maior será o valor investido.

Entretanto, o criador deve ter em mente que, mais cedo ou mais tarde, o equipamento poderá ser reposto. Dessa forma ele deve prever um tempo de vida útil desse equipamento.

Para avaliar se esse valor vale a pena, imagine o custo, tempo necessário ou risco envolvido caso esse equipamento não esteja disponível. Por exemplo, qual o risco de não ter um ar condicionado nas instalações? Se o local for quente e um animal precisar de socorro, qual o custo desse socorro? Quanto custa perder um animal? Isso sem contar no impacto emocional!

Nesse mesmo exemplo, podemos comparar com o uso de ventiladores, avaliar se eles trarão o mesmo conforto e segurança. Avaliar os custos mensais e de manutenção e tomar a decisão em qual tipo de equipamento investir.

Logo, a aquisição de equipamentos deve ser bem pensada levando em conta os benefícios que os mesmos trarão.

Vasilhas e Potes

Esse é um item extremamente importante e se bem escolhido não precisará ser trocado com frequência. Algumas raças tendem a serem mais “agressivas” com as vasilhas e potes. Mas de uma forma geral, a grande maioria são mais “gentis”.

Raças mais exigentes com esses equipamentos podem escolher entre duas opções, ou vasilhas mais simples e de custo mais baixo, mas que exigirão trocas constantes ou vasilhas mais robustas. Algumas podem ser fixas ou de material pesado como concreto ou mesmo pedra.

Mas a maioria das raças trata as vasilhas sem maiores problemas. Uma boa opção são vasilhas e potes de inox. São fáceis de limpar, tem uma durabilidade incrível, não são tóxicas e podem ser usadas tanto pra água quanto para alimentos.

Guias e Coleiras

Na maioria dos casos, os cães permanecem no canil a maior parte do tempo. Entretanto para manejos internos ou mesmo para passeios, guias e coleiras adequadas são muito úteis.

A gama de opções existente no mercado é enorme. Procure por guias que consigam proporcionar o controle do cão, que não tenha risco de soltar e que sejam duráveis.

A princípio uma quantidade pequena de guias é necessária para o canil. À vezes pode ser interessante ter guias para funções diferentes, para o manejo interno, para passeios ou para exposições.

Secadores e Sopradores

Criadores de raças de pelo liso podem não necessitar adquirir esse tipo de equipamento, mas criadores de raças de pelo logo e até mesmo de pelo curto devem levar em consideração a aquisição desses equipamentos.

Não tem como ter uma criação sem ter praticamente um Banho e Tosa nas instalações. Na maior parte das vezes, esse custo se paga facilmente. Logo, os equipamentos necessário em um Banho e Tosa se tornam necessários no Canil.

Sopradores removem a maior parte da água dos pelos dos animais de forma rápida e eficiente. Um trabalho que seria executada levando várias horas com secadores caseiros pode ser realizado em minutos com um soprador profissional.

Secadores removem o que restou de umidade e permitem que o produtos aplicados reajam de forma a deixar tudo mais seco e finalizado. Com eles os pelos ficam mais soltos e bonitos. A vantagem é que uso, na maioria das vezes, é menor do que o soprador. Assim economiza-se na energia.

O importante desses equipamentos é que sejam guardados limpos e secos. Dessa forma ele irá durar mais tempo, reduzir a manutenção e postergar as trocas.

Mesa

Uma boa mesa de tosa é ideal para secar e avaliar os animais. Essas mesas evitam que o criador tenha de se abaixar para trabalhar com o cão. Dessa forma ele evita dores nas costas e consegue isolar o animal a ser avaliar ou trabalhado.

Hoje em dia existem mesas dos mais variados tipos. O ideal é que seja leve, estável e tenha suporte para colocar itens acessórios adicionais (sacos, produtos e até o secador).

Normalmente essas mesas também tem uma durabilidade muito grande se usada e armazenada da forma correta, ou seja, limpa e seca.

Equipamentos de Tosa e Grooming

Tesouras, Máquinas de Tosa, Escovas e Pentes são itens obrigatórios para um canil e as necessidades vão variar muito de raça pra raça.

Criadores de raças pequenas de pelo liso, com o Terrier Brasileiro praticamente não necessitam de uma quantidade de equipamentos muito grande. Por outro lado criadores de raças com pelo longo e penteados rebuscados podem necessidades de uma gama grande desses equipamentos.

A quantidade de produtos disponíveis é enorme e atendem às necessidades específicas. A quantidade de tipos de lâminas, tesouras, etc pode deixar o criador bem confuso. Entretanto, para um manejo diário ele deve focar nas principais ações do dia a dia.

Se for necessário efetuar apresentações, exposições ou algo que exija um cuidado diferenciado, o criador pode contratar os serviços de um handler ou mesmo de um banho e tosa especializado.

Se há necessidade de efetuar alguma tosa de forma recorrente, avalie se a aquisição da máquina irá trazer o resultado esperado e se esse equipamento irá se pagar. Lembrando que é fundamental que o criador tenha o conhecimento necessário para fazer os procedimentos, seja de tosa ou grooming.

Camas ou Casinhas

Várias raças necessitam de camas ou casinhas para os descansos. Esses itens podem exigir trocas regulares para continuar a manter o conforto do cão.

Com o passar o tempo, elas começam a se deteriorar e perdem a capacidade de aquecer e se expandirem, o que pode deixá-las muito duras. Camas desconfortáveis acabam levando a desconforto do animal e ele, muitas vezes, acaba acelerando o processo de destruição.

Existem opções de mercado de camas suspensas, elas tendem a ser uma opção interessante quando a temperatura não é levada em conta. Por serem altas, não se acumula sujeita embaixo e tendem a se manterem confortáveis por mais tempo. Quando a temperatura é um fator importante, é possível colocar almofadas nesse tipo de cama.

A manutenção desse tipo de equipamento é importante. Eles devem ser facilmente laváveis e ter uma durabilidade significativa. O ideal é que sejam de secagem rápida também. Uma dica é sempre ter algumas camas estocadas em caso de necessidade.

Balança

Uma balança com boa precisão é importantíssima para pesar os filhotes e as doses de ração.

É importante que o criador tenha uma boa balança até uns 5 Kgs e outra de maior capacidade para pesar os animais.

O controle de peso dos filhotes é importantíssimo para acompanhar o crescimento deles. Portanto uma boa balança e com uma boa precisão é fundamental.

Caixas de Transporte

Transportar os animais é algo relativamente comum na vida do criador, seja para levar ao veterinário, seja para levá-lo a alguma exposição ou passeio.

O importante é que ela seja resistente, tenha o tamanho adequado para o cão ficar confortável e seja desmontável para melhor armazenamento.

Caixas de Transporte para os filhotes também são importantes. Dessa forma, se for necessário enviar um filhote para um novo proprietário o criador não terá de sair correndo atrás de caixas.

O ideal é ter, no mínimo, 1 caixa de adulto e 2 de filhotes. Obviamente o tamanho dos planteis e recorrências de ninhadas poderão mudar esses números.

Outros Equipamentos

Podemos falar de outros equipamentos que podem ser importantes para o canil. Entretanto, os fundamentais estão aí.

Canil exige, relativamente, poucos equipamentos. Entretanto a escolha deles pode ser importante para um trabalho eficiente e um dia a dia mais fácil.

Aproveite e veja nosso artigo sobre instalações e para controlar todos os seus equipamentos, nada melhor do que o SistemaPet para ajudá-lo nessa tarefa!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.

2 comentários em “Equipamentos Fundamentais para o Canil

  • 11/10/2019 em 22:15
    Permalink

    Parabéns!
    Como sempre, conciso e essencial.

Fechado para comentários.