sexta-feira, março 29, 2024
Gestão

Reserva Antecipada de Filhote

O que é a Reserva Antecipada de Filhote?

Um dos grandes dilemas dos criadores é se efetuam ou não a reserva antecipada de filhotes.

Ter uma ninhada vendida antes mesmo dela nascer é algo que permite ao criador ter uma segurança muito maior quanto ao futuro financeiro da criação.

Entretanto, ao trabalhar com essa modalidade, o criador deverá enfrentar alguns riscos e terá de trabalhar alguns quesitos de forma diferente do que trabalham a maioria dos criadores.

Todos podem fazer?

Em tese, qualquer criador poderá trabalhar com reservas antecipadas. Mas para alguns isso será mais fácil ou mais difícil.

Criadores de raças que não tem variedade de cores, por exemplo, não terão problemas quanto a escolha de cores. Um criador de Dogo, Rottweiler, Westie, etc, não vão enfrentar problemas de reserva de cores diferentes. Nesses casos somente o sexo acaba se tornando uma opção para o cliente.

Os criadores que possuem grande variação de cores e, em alguns casos, tamanho, variedade de pelo, etc, poderão ter mais dificuldades em trabalhar com reserva antecipada de filhote. Entretanto ele poderá trabalhar com essa modalidade se desejar. Mas terá de observar alguns detalhes.

No caso de criadores com uma grande variação de opções, ter uma frequência de ninhadas maior poderá eliminar ou reduzir o risco de deixar o cliente esperando muito tempo pelo seu filhote. Se o criador tiver poucas opções, ter uma frequência de ninhadas menor, a princípio, não será um problema muito grande.

Contrato

Um item que não iremos discutir muito nesse artigo é quanto ao contrato de reserva. Iremos fazer um artigo especialmente sobre esse item. Mas, é importante que o criador confeccione um contrato com as garantias de ambas as partes, informando o que está sendo adquirido, se existe um prazo mínimo e máximo, cláusulas de desistência, etc.

Para ter um contrato válido, consulte um Advogado, pois o contrato de reserva, caso seja para um cliente “final” e não outro criador, deverá respeitar o Código de Defesa do Consumidor (CDC) que é pró-cliente na maioria dos itens.

Começando a trabalhar com Reserva Antecipada

Geralmente um criador consegue vender a reserva antecipada de filhote se ele já tem uma “marca” consolidada. Se sua criação já tem uma reputação de produzir lindos e saudáveis animais, que a assistência é ótima, que a experiência de compra é inesquecível, etc.

Portanto, se sua criação ainda está no início ou ainda com muitas dificuldades em venda, talvez seja mais difícil conseguir vender reservas.

Comprometimento do Cliente

No exterior, existem criadores que tem lista de espera enormes. Alguns de anos até. No Brasil também existem criadores com listas de espera grandes. Mas muitos não configuram reserva e sim lista de espera.

Entretanto na lista de espera não há comprometimento por parte do comprador em adquirir o filhote, somente um interesse mencionado em algum momento.

Ao fazer uma reserva, o comprador deverá efetuar um pagamento, pois dessa forma há um compromisso maior da compra ser concretizada no futuro. Quanto maior for o valor, maior será o compromisso.

Entretanto, é salutar deixar claro o tempo médio de espera. Que pode ser de poucos meses até vários meses, dependendo da fila de espera.

Cancelamento

Nos casos em que ocorrem cancelamento da reserva, deverá estar previsto em contrato o que ocorre. Lembre-se que em vários meses muita coisa pode ocorrer na vida de um potencial cliente.

No exterior, por exemplo, na maioria das vezes a reserva não é reembolsável. Entretanto no Brasil, devido ao CDC, se a reserva for a primeira parcela do filhote, ela é reembolsável completamente.

Esse pode ser um inconveniente bem grande para o criador, ainda mais se a reserva tiver um valor significativo.

O ideal é que a reserva seja um produto ou serviço exclusivo, ou seja, se possível, monte um curso de capacitação, um manual de cuidados, etc e faça disso a reserva. Assim não há porque devolver o valor, uma vez que o produto ou serviço foi entregue.

Trabalhando com Reservas

Trabalhar com reserva antecipada de filhote é muito bom para o criador. Ter uma ninhada praticamente ou completamente vendida no momento em que ela nasce dá uma segurança muito maior.

O criador poderá trabalhar seu marketing de forma mais regular e não somente quando tem ninhadas disponíveis.

Entretanto ele terá de trabalhar bastante a ansiedade do clientes, mantê-los informados de tudo que ocorre, enviar fotos e novidades sempre, etc.

Mas para chegar a esse ponto, vários outros devem estar funcionando certinho, os animais devem ser altamente desejáveis, terem saúde, o criador ter uma pré-venda eficiente, um site que transmite segurança, pós-venda diferenciada, a experiência de compra deve ser ótima. Tendo isso funcionando, a procura por reserva antecipada de filhote será natural.

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.