quinta-feira, março 28, 2024
Marketing

Kit Filhote – Encante Seu Cliente

O que é o Kit Filhote?

O Kit Filhote é o conjunto de Documentos, Informações e Brindes que são entregues pelo criador ao novo proprietário. Na maioria das vezes esse kit filhote é simples e é composto por um pouco de ração (amostras) e os documentos básicos (contrato e carteira de vacinação).

Após o criador ter feito a entrega do filhote da maneira correta,  o Kit Filhote será apreciado pelo cliente, na tranquilidade de sua cada.

Nos últimos tempos, as fábricas de ração fornecem aos criadores um material de melhor qualidade para aqueles que participam de seus programas de criadores. Mas o material continua sendo genérico e pouco direcionado. Não é incomum que se resuma a carteirinha de vacinação, informações bem básicas e amostras de ração.

Outros criadores entendem que o que é importante é o suporte pós venda, mas não é só isso! O Kit Filhote tem uma importância enorme!

Kit Filhote Canil Holywestie

Experiência

Quando Steve Jobs estava trabalhando no lançamento do iPhone, o cuidado com a caixa em que conteria o aparelho recebeu tanta atenção quanto o aparelho em si. Era como se fosse parte de um único produto. Isso que a caixa, muitas vezes, ía pro lixo!

Esse cuidado tem a ver com a experiência do comprador com o processo como um todo!

O comprador e a família geralmente estão extremamente ansiosos, muitas vezes não conhecem muito sobre aquele novo ser que chegou. Portanto, tudo que for feito para melhorar essa experiência na aquisição terá um impacto muito mais significativo.

Se você conseguir surpreender o comprador com algo feito com carinho, bem cuidado e bem acabado, irá dar ao cliente uma percepção de valor ainda maior pelo animal que ele acabou de adquirir.

Adesivo Veicular - Item do Kit Filhote do Canil Hundwurst
Adesivo Veicular é Item do Kit Filhote do Canil Hundwurst

Pensando no Veterinário

Como é de conhecimento de todos, o veterinário (Vet) é um influenciador muito importante na vida do dono do animal. Ele tem no Vet uma fonte segura de informação, o que nem sempre é um fato. Mas o criador deve pensar em impactá-lo também e o Kit Filhote é uma excelente ferramenta para isso.

Se dentro do seu kit houver informações relevantes para o Vet, separe algo especialmente para ele. Informações a respeito dos pais do filhote, exames que possam ter sido realizados, cópias dos exames da prenhez, evolução (peso) dos filhotes, data de vacinação, vermifugação e antipulgas, etc. Uma ficha completa de saúde.

Mas lembre-se de confeccionar um material bem acabado, bonito e informativo. Se você tiver sucesso em impactar positivamente um veterinário, ele poderá se tornar um indicador importante do seu trabalho.

Manual de Cuidados Canil Holywestie

 

Efeito UAU!

Ao receber um kit filhote diferenciado, a certeza do cliente de dar aquele “UAU!” é muito grande. Esse impacto não tem preço! Ele, em conjunto com o pós-venda, fará toda a diferença para fidelizar seu cliente e torná-lo um eficiente e eficaz divulgador de seu trabalho e de seus animais.

Itens do Kit Filhote Canil Holywestie

Manual de Cuidados do Filhote

Alguns criadores chegam a reclamar que os clientes não lêem seus manuais de cuidados… mas a pergunta fica: Ele tá atrativo? Tá bonito? Bem acabado? Bem diagramado? É fácil encontrar informações nele? Tem uma opção digital?

Muitas vezes o conteúdo dos manuais de cuidado é bom, mas a forma como é apresentada não estimula a sua leitura. Termos técnicos demais, letras inadequadas, etc.

A responsabilidade de estimular a leitura é do criador e não do cliente. Se o pessoal não está lendo, reflita, tente entender o porquê, promova mudanças e avalie o resultado. Esse trabalho deve ser constante na vida do criador, fazer, avaliar e re-fazer.

Manual de Cuidados Canil Holywestie

Criador na Crise

Um criador que se preocupa com esse tipo de detalhe não passa por crises. Mas isso tem que estar na cultura da criação. O cuidado com os detalhes. O kit filhote geralmente é o ápice da percepção desses cuidados.

O leigo tem dificuldade em diferenciar um filhote bom de outro, assim como o cão. Mas ele tem facilidade em reconhecer capricho e cuidado com o material. É muito mais fácil para ele perceber um livro bem feito, informações bem escritas, um cuidado com o material acessório. E essa percepção contamina positivamente a reputação do criador.

Logo, durante as crises, geralmente esses criadores continuam com filas de espera e vendendo a preços adequados. Seu cliente é alguém que não está procurando preço e sim segurança, confiabilidade e uma experiência segura.

Camiseta - Item do Kit Filhote do Canil Hundwurst
Item do Kit Filhote do Canil Hundwurst

O que deve ter?

Mas o que um kit de filhote deveria conter? Bem vamos dar algumas sugestões do que entendemos que seriam importantes, claro que além do que conter, é tão ou mais importante a qualidade do material, mas vamos lá:

Kit Filhote Canil White Dove Poms
  • Manual de Filhotes (impresso)
  • Carteira de Vacinação
  • Informações para o Vet (dados de saúde dos pais, exames realizados, evolução de peso e saúde do filhote)
  • Contrato e demais documentos burocráticos (recibos, etc)
  • Material Digital: Pdf do Manual, Fotos dos Filhotes com seu crescimento, Fotos de Outros Cães do Canil, etc
  • Ração: Você pode dar amostras da ração que ele consome.
  • Mimos
    • Animal
      • Bandana
      • Tapetinho
      • Brinquedos
      • Roupinha
      • Petiscos
      • Mantinha
      • etc
    • Dono (sim, pode ter algo pro dono)
      • Adesivo (para note ou celular)
      • Camiseta
      • Caneca
      • Material de Escritório (Canetas, Lápis, etc)
      • EcoBag
      • Caderninho
      • Mousepad
      • etc

Claro que muitas sugestões podem ser incorporadas aos pouco e dependendo de raça para raça. Por exemplo, num filhote de cão de pelo longo não seria necessário mantas, mas num de pelo liso, sim. Enfim, é importante adaptar para cada realidade da raça e capacidade do criador agora.

Os itens podem ser acondicionados em uma Caixinha (de papelão, mas bem feitinha) compartimentalizada (como quando se compra um note), esse seria o melhor dos mundos, dá o mesmo efeito da caixa do iPhone. Pode ser colocado em uma cesta. Pode ser colocado dentro da EcoBag, etc.

Kit Filhote Canil White Dove Poms

Custos

Um bom Kit Filhote pode custar significativamente, ainda mais se você fizer um trabalho de editoração de um bom material informativo. Comprar camisetas, etc.

Também não é necessário sair do nada para o tudo. Até porque os impactos no cliente podem ser melhor percebidos quanto você adiciona itens aos poucos. Muitas das coisas podem ser feita pelo próprio criador, mas como mencionamos, é melhor que sejam menos itens, mas com capricho e acabamento ótimos. E aos poucos poderão ser incorporados mais itens.

Para melhorar os valores dos itens, as compras podem ser feitas em lote, mas irá exigir um aporte maior do criador. Mantenha sempre as contas bem apuradas.

Como esses itens são de fácil percepção pelo cliente, ele já vai entender porque seu filhote custa mais. Com um Kit Filhote de qualidade isso se torna mais óbvio.

Conclusão

Um bom kit filhote podem elevar os custos do filhote, entretanto o valor percebido é muito maior que o custo. E esse valor percebido, pode sim ser acrescido ao valor do filhote.

Com certeza vai melhorar a qualidade do seu cliente e será uma ferramenta que irá te diferenciar dos demais criadores. E você irá estimular os clientes e vet’s a falarem muito bem de seu trabalho.

Em pouco tempo o resultado vai aparecer. Mais e mais pessoas vão entrar em contato com você. Tenha certeza!

Agradecimentos

Obrigado às criadoras Juliana Câmera (White Dove Poms), Vânia Peixe (Hundwurst) e Andréia Camargo (Holywestie) pelas imagens dos belos kits de filhotes e apoio ao artigo.

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.