terça-feira, abril 16, 2024
Marketing

Venda para Outros Criadores

Venda para outros criadores

Na maioria das vezes um criador não gosta de vender seus animais para outros criadores. As razões geralmente são essas:

  1. Não quer concorrência
  2. Medo de que não sejam bem tratados
  3. Não deseja compartilhar a “linha de sangue”

Então, vamos analisar se vale a pena ou não vender para outros criadores.

Vantagens

Já falamos a respeito da venda de animais castrados, uma prática que deve ser ampliada e cada dia mais é discutida como viável. Logo, se alguém desejar um animal “inteiro”, é com a finalidade de reprodução, logo, será com finalidade comercial. Nada mais justo que o valor seja bem superior ao praticado por um animal para companhia.

Uma prática normal do mercado é que produtos voltados às empresas serem mais caros do que os voltados para o varejo normal. As razões são várias, mas a principal é a diferença no produto em si. Entretanto, o que mais impacta é a percepção de valor. Como o produto será utilizado para fins comerciais, a percepção desse valor é maior.

O mesmo ocorrerá com um criador que pratica a castração, e alguém vem e solicita um animal “inteiro”. O objetivo será o comércio, logo, poderá pagar mais por um padreador ou matriz.

Logo, o retorno financeiro poderá ser muito melhor do que vender para um leigo e ainda castrado.

Riscos

Concorrência

Bem, concorrência faz parte de qualquer negócio. O comércio de pets não é diferente. Dependendo da raça, a competição poderá ser mais ou menos acirrada.

Caso o criador tenha como diferencial apenas a qualidade de seu plantel, realmente ele deverá começar a se preocupar com um concorrente que tenha animais com qualidade semelhante.

Entretanto, se o criador que levar a sério o processo de marketing e venda, efetuar uma pós-venda de qualidade e prezar pelo bem-estar de seus animais, não terá muito com o que se preocupar, se o concorrente tiver animais de qualidade semelhante.

Além disso, todo o criador precisou comprar animais de outros criadores. Logo, nada mais natural que o criador também venda para outro criador.

Tratamento

Um bom criador se preocupa, de fato, com o futuro de seus filhotes. Enviá-los para um criador, ainda mais se for iniciante, é, na maior parte dos casos, uma fonte de preocupação legítima.

Quando a venda é para criadores que já estão consolidados, fica mais fácil fazer uma avaliação de como ele trata seus animais.

Uma prática que pode ser utilizada para criadores iniciantes é uma venda reduzida, de apenas 1 filhote. Dessa forma será possível avaliar como ele irá montar o plantel e cuidar desse plantel até a idade reprodutiva.

Caso o criador opte por uma venda de mais animais para o iniciante, poderá acompanhar o crescimento deles, mas não terá muito mais o que fazer, se as condições do criador não forem as mais adequadas.

Compartilhamento de Linha de Sangue

O criador cria há vários anos, estabeleceu uma rede de relacionamento de alta qualidade, incluíndo criadores internacionais. Investe bastante em importações e também em reconhecimento em pista. Aí, vem um criador e quer comprar um filhote desses animais que receberam um investimento bem significativo, o que fazer?

Bem, novamente, se o criador se focar apenas na qualidade de seus cães e ignorar o processo de pré e pós-venda deve mesmo se preocupar. Se alguém souber explorar melhor esses aspectos, provavelmente terá um sucesso maior na venda.

Se o criador já garante uma experiência fantástica para cada cliente de sua criação. Não há o que se preocupar.

Se um criador está em busca de um novo animal para seu plantel, lembre-se que ele irá comprar. Se estiver procurando por um animal de qualidade, melhor ainda! É um bom indicador que ele se preocupa, nem que seja minimamente, com a qualidade. A raça agradece!

Se o criador negar a venda, esse outro criador irá procurar um criador concorrente que faça a venda e poderá, de uma maneira geral, piorar a situação da raça, com menos exemplares de qualidade e com saúde.

Conclusão

Como em qualquer venda, o criador deve tomar as precauções para que seu filhote tenha suas necessidades atendidas, seja na venda para companhia ou para um outro criador.

Uma vez detectado que o criador que deseja seus cães, terá condições de criá-os adequadamente, nada mais justo que o criador vendedor obtenha algum retorno financeiro justo para todo o investimento em qualidade realizado por ele.

Cabe o criador desenvolver um processo de marketing, venda e suporte tão bom e eficiente quanto a qualidade de seu plantel.

Caso contrário ele corre um sério risco de que qualquer outro criador o “atropele”, mesmo sem um plantel de qualidade tão boa. Dessa forma, além de ter dificuldades em suas vendas, não irá contribuir por uma melhora geral da qualidade da raça criada.

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.