quinta-feira, março 28, 2024
Marketing

5 Erros nos Post’s de Criadores

Redes Sociais e os Post’s de Criadores

Sabemos que as Redes Sociais são ferramentas poderosas na divulgação de qualquer produto ou serviço. Portanto saber se os post’s de criadores estão ajudando é fundamental para o sucesso de seu marketing!

Entretanto se mau usadas, podem passar a mensagem errada e ao invés de captar cliente, poderá disseminar uma idéia de uma criação amadora ou um criador arrogante.

Alguns criadores tem a consciência do poder das redes sociais, mas muitas vezes acabam não usando a ferramenta da melhor forma possível.

Elencamos 5 Post’s de Criadores que podem gerar mais malefício do que benefício. Dessa forma você poderá não cometer esses erros.

Dispenso Curiosos

Imagine que você passe na frente de uma loja, vê algo bonito ou interessantes. Mesmo sem a pretensão de compra, você resolve entrar e ver o produto. De repente chega o vendedor e, antes de você fazer a primeira pergunta, fala para você: “Se não estiver interessada em comprar, pode ir embora!”. Como você se sentiria? Iria comprar naquela loja, mesmo se pudesse? Iria começar a conversar com o vendedor?

É exatamente isso que muitos criadores fazem ao postar. Tiram fotos bonitas, passam algumas informações e no final do post, colocam aquele “dispenso curiosos!”.

Alguns criadores não entendem ou não querem entender que vender um animal não é como comprar um produto de baixo valor e baixo impacto na vida do comprador.

O visitante vai perguntar sim! E a maioria não vai comprar! Alguns nem dizem obrigado (ok, falta de educação deles, mas é assim!).

Vender é relacionar-se. Hoje a pessoa pode não ter condições de comprar por qualquer razão. Mas um bom atendimento pode garantir uma venda num futuro.

Portanto, nunca, em hipótese alguma coloque frases assim: “dispenso curiosos!”. Muito pelo contrário, coloque assim: “Maiores Informações, nos acione!”, “Vamos conversar que talvez ele possa ir pra sua casa”, “Gostou? Converse com a gente!”.

Dentro os erros de Post’s de Criadores, esse pode ser um dos mais nocivos! E pior, é relativamente comum!

Provavelmente você vai conversar com muito mais gentes e aumentará significativamente as chances de venda ou pelo menos seu canil será conhecido por ser simpático e atencioso. Afinal, você sabe que isso faz toda a diferença, né?

Fotos de Acasalamentos

Não é incomum o criador posta fotos dos cães acasalando…

Fotos devem ser sempre postadas com o seguinte intuito: Fomentar o interesse do usuário! O que a foto de animais acasalando fomenta o interesse?

Geralmente eles estão se contorcendo, a foto está com uma iluminação ruim, etc etc etc.

Se a palavra do criador não for o suficiente para garantir que os animais acasalaram, então ele tem problemas mais sérios para cuidar.

Para anunciar um acasalamento nas redes sociais, o melhor é montar artes informativas. Com a data de nascimento provável, virtudes dos pais, etc. Se não for possível montar uma arte, coloque boas fotos dos pais e, se houver, fotos de ninhadas passadas.

Fotos Pessoais

Se você está utilizando o perfil para anunciar fotos dos cães ou está postando na fan page, ninguém estará interessado na sua viagem à praia, ida ao show, ou festa do filho!

Quem curte uma fan page ou segue um criador, se não for seu amigo de fato, não estará interessado na vida pessoal do criador. Mas irá interagir sempre que novas fotos, dicas ou informações úteis foram postadas.

Se você tem um perfil que faz tudo, a sugestão é criar um perfil novo somente para tratar assuntos da criação. No novo perfil use o seu nome mesmo, dessa forma as contas não serão fechadas. Dessa forma os post’s de criadores se tornam mais focados e profissionais.

Alternar entre as contas é bem fácil hoje em dia, portanto, seja focado. Perfil pessoal é uma coisa, perfil profissional é outra!

Posições Ideologicas, Futebolísticas ou Religiosas

Esse erro tem um pouco a ver com o item anterior, mas não é incomum que alguns criadores poste em suas fan pages ou perfil posições dos assuntos “proibidos”, futebol, política e religião.

Estamos passando por um momento de muita divisão política, portanto posições ideológicas no perfil público ou na fan page não irão trazer nenhum benefício.

Você vai se surpreender com a quantidade de pessoas que pensam diferente de você e que podem não aceitar um pensamento diferente. Portanto, não precisa trazer isso para um assunto que não está em discussão.

Manifestações de times de futebol também não irão trazer benefícios. Afinal, existem pessoas que não vão torcer pro melhor time do mundo, o seu!

Posições religiosas no Brasil geralmente não são muito problemáticas, pois temos um caráter mais pacífico quanto a isso. Entretanto, a não ser que você já tenha entrado em contato com o visitante, ele pode não estar interessado em suas crenças.

Se você não for cristão então, nem pensar… embora sejamos pacíficos, as pessoas tem seus preconceitos… portanto, evite o tema!

Os visitantes estão buscando post’s de criadores, que falem dos animais, filhotes, informações sobre eles… outro assunto é desnecessário!

Longos Desabafos

De tempos em tempos é possível se deparar com longos post’s de criadores reclamando dos clientes.

Que não valorizam o trabalho, que só querem preço, que fazem perguntas descabidas, etc.

Em vários casos o criador até tem razão. Mas qual o benefício esperado? Somente desabafar? Conscientizar?

Se for somente um desabafo num momento de estresse, respire, chame um amigo ou amiga para uma conversa e desabafe… Um possível cliente não vai ter o menor interesse em ouvir o seu desabafo e, pior, ainda pode dar a impressão de fracasso ou somente frustração!

Se o objetivo for conscientizar o cliente, identifique a causa do problema e elabore um texto educativo e não um desabafo. Se você acredita que o visitante não valoriza o trabalho, monte um texto explicando o trabalho que dá. Se o visitante acha que é caro, explique os custos envolvidos, até mesmo com valores se for o caso.

Novamente voltamos  a buscar o exemplo do primeiro item. Imagine-se entrando numa loja e uma vendedora vem e chega pra você reclamando como as pessoas não valorizam o produto que vendem, que ficam achando caro ou ficam comparando com a loja ao lado… qual seria sua reação?

Conclusão

Use as redes sociais a seu favor!

Elas são uma poderosa ferramenta de divulgação de seu trabalho e trazer um reconhecimento importante!

Evite esses erros e as chances de sucesso aumentam muito! Mãos à obra!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.