quinta-feira, abril 18, 2024
Marketing

Pet x Show – Vale a Pena Vender Diferente?

Filhote Pet x Filhote Show

Alguns Criadores tem o hábito de categorizar seus filhotes em pet ou show. Mas essa é uma prática que vale a pena?

Quem Faz?

Essa prática é muito rara, dentro do universo de criadores, uma minoria a realiza. Entretanto, entre os criadores que costumam participar de exposições, essa prática é mais percebida.

O objetivo primário é oferecer aos clientes uma opção mais promissora no que tange às qualidades técnicas do animal. Ou seja, aquele animal tem uma chance percebida até o momento pelo criador, que  será um animal que irá se destacar dos demais. Tem um potencial de se destacar em exposições ou mesmo para reprodução.

Riscos

Classificar os filhotes assim, exige do criador um profundo conhecimento da sua própria “linha de sangue”. Essa prática tem sido vista em criadores com menos de 5 anos  de criação. Fazer  tal separação com poucos anos de criação, pode gerar grandes surpresas para esse criador.

Dentro de uma mesma “linha de sangue” os animais tendem a ter um crescimento mais parelho. Mas algumas linhas de sangue podem possuir crescimentos muito distintos. Um produzem animais exuberantes quando jovens e depois quando adultos não são tão impressionantes e o inverso também é verdadeiro.

As proporções também podem variar muito ao longo da vida e, além de depender de uma genética, fatores ambientais também podem influenciar o crescimento e alterar as características finais do animal.

Como Fazer então?

Se o criador tem amplo conhecimento de sua linha de sangue, nada o impede de classificar seus animais dessa forma. Entretanto sugere-se:

  • No caso de um cão classificado como Show, venda do animal com a maior idade possível – Ressaltando, o possível. Quanto maior ele estiver, menor será o risco de algo mudar durante o período de seu crescimento.

 

  • ) Dê Garantias Extras – Se você está vendendo algo diferencial, esse terá garantias maiores do que um animal vendido como pet. Por exemplo, o criador poderá garantir que ele seja apto a reproduzir e/ou ele poderá obter um determinado título de exposição em até X eventos, etc.

 

  • ) Monitore o crescimento – Converse com o cliente regularmente, pelo menos até a idade adulta. Veja se o manejo, alimentação e cuidados adequados estão sendo dados. Qualquer alteração, informe ao cliente o procedimento correto.

Vale a Pena?

Todo o processo, se bem feito, valerá a pena. Entretanto prometer algo que não depende do criador é muito arriscado, logo, esse risco tem que se pagar.

De uma forma geral, sugere-se que o criador tenha uma criação de qualidade e seja reconhecido por isso. Classificar alguns filhotes como A e outros como B, pode dar a impressão aos clientes, que ele poderá estar pagando caro por um filhote B… e a princípio ninguém quer isso.

As pessoas geralmente procuram por filhotes saudáveis e bonitos, logo, ficarão felizes com uma garantia de que ele será bonito e saudável. Classificar como filhotes tecnicamente melhor que outros pode passar uma mensagem errada.

Para fazer algo assim recomenda-se que o criador tenha enorme experiência e tenha processos muito claros, inclusive em sua Política de Venda.

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.