sexta-feira, abril 26, 2024
Infraestrutura

Área de Lazer do Canil

Uma Boa Área de Lazer

Uma Grande Área de Lazer é extremamente comum nos bons canis pelo Brasil. Muitos criadores não constroem os quartos ou baias e preferem manter os animais soltos em um espaço amplo. Já outros criadores, mesmo com os quartos construídos, mantém os animais a maior parte do tempo nas áreas de lazer.

Como cães são animais extremamente sociáveis e ativos, eles precisam interagir com a matilha e gastar energia a fim de manter a saúde completa do animal.

Tamanho

O tamanho varia muito, pode ser de vários hectares, se estiver numa fazenda, até alguns poucos metros quadrados. Tudo depende do espaço disponível e da raça dos cães.

Algumas vezes é necessário cercar o espaço para que os animais fiquem dentro do espaço destinado a eles. O ideal é que o tamanho seja suficiente para a quantidade de animais que irão ficar nele.

Devido as características de algumas raças é necessário que existam mais de uma área de lazer, pois alguns cães são menos sociáveis do que outros quando estão juntos.

Equipamentos

Uma boa área de lazer possui equipamentos para atividade dos cães. Podem ser equipamento de agility, mesas, rampas, placas para se esconderem dos outros, etc.

Em alguns casos, brinquedos também podem estar presentes, entretanto a supervisão deve ser maior para evitar conflitos.

Até mesmo uma pequena banheira ou uma pequena piscina ou lago pode ser construído para refrescá-los quando necessário.

Área de Lazer e Treinamento – Canil Von Haus Henri

Descanso

Uma boa área de lazer deve ter um local fresco e adequado para que eles possam descansar.

Água fresca também deve estar disponível para os cães se hidratarem sempre que desejarem.

Geralmente eles passam uma grande parte do tempo descansando, logo, esse espaço de descanso deve ser muito bem previsto, ter um controle térmico adequado, estar protegido das intemperes e o piso seja o adequado.

Monitoramento

Como a grande parte do tempo os animais ficam nessa área, é normal que eles acabem ficando sem maiores monitoramentos. Entretanto, é importante que existe pelo menos um sistema de vídeo monitorando, pois se houver algum problema, será possível verificar o que houve.

Conflitos entre os animais podem ocorrer, entretanto é importante que somente os animais compatíveis estejam juntos. Animais com riscos de conflitos até podem ficar no mesmo espaço, mas somente com supervisão.

Algo que é recomendado é que a alimentação seja dada somente nos quartos, dessa forma eles se acostumam a ir para o quarto quando tem que se alimentar e dormir. Portanto, a área de lazer somente seria para atividades e socialização e os quarto para descanso e alimentação.

Conclusão

Ter uma área de lazer é muito comum para os criadores e pode estar em constante aprimoramento. Novos equipamento podem ser adicionados ao ambiente. Brinquedos novos podem ser introduzidos, etc.

A higienização do local também deve ter uma atenção total para manter os cães limpos e saudáveis. A drenagem do ambiente deve receber uma enorme atenção.

Uma área de lazer adequada vai deixar os cães felizes e saudáveis. Logo, sempre que possível melhore esse espaço.

Não deixe de observar os demais artigos sobre as instalações do canil.

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.