sexta-feira, abril 19, 2024
LegislaçãoUncategorized

Como transportar cachorro de grande porte em carros?

Veja quais cuidados são necessários para garantir a segurança e bem-estar do animal durante o transporte

Sair para passear longe de casa com os cães é uma delícia e torna os momentos de distração ainda mais felizes. No entanto, se o cachorro for de grande porte é preciso se atentar a certos pontos para transportá-lo. 

Assim, além de promover bem-estar ao peludão e deixá-lo protegido durante o trajeto, você também garante a segurança do veículo, afinal, o animal é grande e pode causar danos ao estofado, ao acabamento, aos acessórios do carro e até fazê-lo levar uma multa por transporte inadequado de animais.

Veja o que é preciso para transportar seu cachorro de grande porte do jeito certo e curtir os passeios de longa distância sem dores de cabeça, tanto para você quanto para o animal.

Quais cuidados são necessários para transportar cachorros grandes no carro?

Controle dos movimentos do cachorro dentro do carro

Pela natureza de seu tamanho, os cães de grande porte ocupam e precisam de mais espaço. Ao mesmo tempo, eles também precisam ter seus movimentos restringidos para não ficarem rodeando pelo carro ou serem arremessados após uma freada brusca.

Para evitar esses problemas, o ideal é utilizar uma caixa de transporte ou algum tipo de acessório de restrição de movimentos específicos para cachorros de grande porte. Se o animal for muito agitado serão necessários ambos os itens. Converse com o atendente do pet shop para que ele encontre a solução ideal para seu cão. 

É muito comum tutores comprarem caixas menores que o tamanho adequado para seu peludão. Para não errar as dimensões da caixa, o recomendado é colocar o cachorro em pé e depois medir seu comprimento. 

Outro ponto interessante em relação às medidas, é sobre o cinto de segurança para cachorro de grande porte. Antes de comprar, veja se ele serve em seu carro, pois alguns veículos não comportam esse acessório.

Também é necessário proteger os bancos, pois os peludos podem fazer suas necessidades dentro do carro ou prejudicarem o estofado.

Não se esqueça de levar bastante água

Quanto maior o cão mais água ele precisa para se manter hidratado, por isso é necessário levar ao menos 2 litros. Se a viagem for muito longa, aumente a quantidade em 1 litro para cada duas horas de trajeto.

Existem opções de bandejas de água que podem ser presas na caixa de transporte e não respingam. No entanto, o ideal é que você hidrate o cachorro durante as paradas.

Faça paradas para o cachorro se alongar

Cães de grande porte precisam se movimentar bastante devido ao seu tamanho e peso. Durante a viagem, faça paradas de 15 a 20 minutos a cada duas horas para o cachorro se movimentar, aliviar suas articulações e alongar seus músculos.

Esteja preparado para possíveis enjoos

Alguns animais sofrem náuseas durante o transporte. Por isso, é importante conversar com o veterinário para que ele possa prescrever medicamentos para enjoo e quaisquer outros que sejam úteis para o cachorro viajar bem e tranquilo.

Cuidado com as multas

O transporte inadequado de animais é considerado infração de trânsito, pode render multas e tirar pontos de sua carteira. Veja as principais regras:

  • Cachorros não podem ser transportados na caçamba de pickups e caminhonetes;
  • É preciso usar acessórios de segurança para transportá-lo (caixa ou cinto para cães de grande porte);
  • Não é permitido o transporte de cães no colo ou no banco do passageiro;

Essas medidas restritivas têm como intuito garantir que o condutor não esteja distraído com a movimentação do cão e cause um acidente, e também para evitar que o animal seja arremessado durante uma colisão.

Pronto, agora você sabe tudo o que é preciso para transportar seu cachorro de grande porte no carro com segurança e dentro da lei. Preparado(a) para curtir uns dias longe de casa com seu peludo?