sexta-feira, março 29, 2024
Marketing

Como Fazer um Textão de Sucesso!

Dias Difíceis

De tempos em tempos você irá ver nos post`s de criadores alguns relatos das dificuldades da atividade e da pouca valorização que alguns percebem dos interessados nos filhotes.

Mas até que ponto isso colabora para uma maior valorização do criador? Vamos falar sobre isso!

Como já falamos em outro artigo, ser criador possui muitos desafios e em alguns momentos frustações irão ocorrer. Mas como em qualquer outra atividade, existem dias bons e dias ruins!

Textões no Facebook

Devido a facilidade de acesso promovidas pelas redes sociais, é muito fácil e rápido externar essa frustações com os chamados “textões”! Na maioria das vezes eles fazem todo o sentido e refletem a realidade difícil da vida do criador.

Entretanto, qual o benefício desses textos? Será que irá aumentar o reconhecimento para o criador? Com certeza irá receber aplausos dos demais criadores que, quase sempre, passam por dificuldades semelhantes.

Dificilmente um leigo que ler esses desabafos irão mudar a percepção da atividade do criador. Muito pelo contrário, existe o risco dele nem entrar em contato pois poderá se sentir intimidado ou constrangido.

Lidar com pedidos de doações, com a valorização baixa de alguns, de não responder após as informações serem dadas, etc, fazem parte do dia a dia. Embora seja frustante, o criador deve estar preparado para isso! Faz parte do jogo e não é exclusivo de criadores. Muitas outras profissões passam por problemas semalhantes.

A melhor dica que pode ser dada é: não escreva nada no dia em que as frustações são grandes e escreva muito nos dias em que as coisas dão certo!

Mas se o criador tiver um dia ruim, como proceder?

Não há problema do criador relatar uma situação ruim, mas deve procurar uma fórum adequado para isso. Um telefonema ou whats para um amigo, um textão no grupo de criadores, um bate papo com os amigos. Mas nunca nos seus canais de divulgação!

Conversar sobre as dificuldades é ótimo para “botar pra fora” esses problemas e deve ser feito. Mas amigos e colegas podem servir pra isso. Não seus clientes.

Fale sobre o Sucesso!

O ser humano tende a valorizar muito mais críticas ou momentos ruins do que os bons momentos.

Uma das estratégias de venda que muitos segmentos adotam são os cases (ou casos de sucesso). Assim como frustações, a maioria dos criadores tem muitos casos de sucesso. Histórias legais e algumas emocionantes sobre como os filhotes levam alegria para as famílias.

Mesmo histórias pitorescas do dia a dia são muito mais interessantes de serem postadas do que lamento das dificuldades.

As chances de um leigo ler sobre histórias bonitas, divertidas ou legais são grandes. E as chances dele retornar ao seu site com frequencia para ler novas histórias são maiores ainda. Será que ele voltaria para ler sobre dificuldades do criador?

Histórias felizes com os filhotes ou mesmo adultos fará com que o leigo queira fazer parte do sucesso e com isso ele tenderá a se planejar para adquiri um filhote. E depois do filhote adquirido, as chances dele relatar uma história legal aumenta muito.

Conclusão

Escreva sobre coisas boas. Assim como existem muitas dificuldades, existe muita coisa boa no dia a dia do criador. Fale sobre isso.

Existem inúmeros histórias sobre como os animais podem mudar as pessoas para o bem. Animais mudam e as vezes salvam vidas. Se o criador tem histórias assim dos seus filhotes vendidos! Deve compartilhar sobre elas!

Criadores que tem um bom contato com os clientes, geralmente tem muito mais histórias assim, portanto, devem divulgar logo! Coisas boas atraem coisas boas!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.