quinta-feira, abril 25, 2024
SistemaPet TV

Ração seca X úmida: veja as diferenças entre ambas

Os diferentes tipos de rações apresentam distinções importantes quanto à validade e composição

A alimentação do bichinho de estimação é um dos tópicos em que os donos estão mais preocupados e tomam os devidos cuidados. Afinal, todos eles querem garantir que o seu companheiro está comendo algo que seja saudável e não traga prejuízos ao seu bem-estar. E no centro dessa questão, está qual é a ração mais apropriada para ser escolhida para ele.

Assim, é comum que tutores de cães e gatos fiquem em dúvida se é mais vantajoso servir o seu pet com ração úmida ou seca. Para sanar as dúvidas, o texto abaixo apresenta as principais características de cada uma delas, para que os donos possam fazer a escolha mais apropriada para o seu companheiro.

Composição

A diferença que mais se destaca entre elas é a composição. No caso do tipo úmido, ela é uma opção que é mais rica em proteínas e carboidratos. Por ser úmida, ela também faz com que o animal fique mais hidratado ao longo do dia, o que pode prevenir problemas nos rins, que costumam acontecer entre gatos.

Ela também se destaca por ser mais palatável, aspecto que facilita sua aceitação pelo animal. Contudo, em relação ao valor nutricional, os dois tipos costumam ser bem semelhantes, não ocorrendo perda nutricional caso escolha uma e não a outra.

De uma maneira geral, a escolha da ração deve considerar diversos fatores, como porte, raça e idade do pet, além de outros aspectos específicos de cada um. Por isso, a melhor indicação é conversar com o veterinário que acompanha o seu companheiro para que ele possa fazer uma indicação apropriada.

Cuidados dentários

Outro fator que merece atenção são os impactos que cada tipo de ração causam na saúde dentária do animal. Segundo veterinários, as rações secas auxiliam na limpeza dos dentes, prevenindo que haja o acúmulo de tártaro na boca. Por outro lado, a ração úmida contribui para que aconteça o acúmulo dele. No entanto, ainda é necessário ter atenção com os dentes mesmo que a dieta do bichinho seja baseada em ração seca.

Deve-se considerar que as rações secas não são a melhor opção para animais que sejam muito novos ou velhos. Nesses casos, a dentição do pet é alterada, sendo que ela pode tanto não estar completa ou envelhecida. De qualquer modo, a mastigação pode ser mais difícil e incômoda para eles, com a ração úmida sendo uma alternativa viável.

Armazenamento e validade

É necessário também ter cuidado em relação ao armazenamento de cada tipo de ração, algo que inclusive pode interferir na validade delas. Por exemplo, a ração úmida estraga mais rápido do que a seca depois de ser servida. Assim, caso a pessoa tenha um animal que demore a comer ou que não tenha o costume de comer tudo de uma vez, há a possibilidade de perder a ração.

No caso da ração seca, isso não é um problema, já que ela pode ficar o dia todo sem estragar na vasilha. De qualquer modo, pode ser mais interessante avaliar com cuidado quando servir a ração ou colocar uma quantidade menor de comida, garantindo assim que não haja sobras.

Outra forma que o armazenamento interfere na validade, no caso das rações úmidas, é o fato delas precisarem de refrigeração para serem preservadas e não se perderem. Já as secas só precisam ser mantidas em um local que não seja úmido e dentro da temperatura normal.

Preço

Por fim, há a questão do preço. No geral, as rações úmidas são encontradas com valores acima do que as secas, de modo que muitos tutores podem não conseguir comprar com tanta frequência como desejado.

Se não houver contraindicação médica, não há problema algum em adquirir uma ração seca para o seu pet. Existem várias opções no mercado que são bem acessíveis e balanceadas, garantindo todo o valor nutricional para que ele possa manter sua saúde.