sexta-feira, abril 19, 2024
Marketing

Tornando o Criador um bom Vendedor

O Criador

Não é incomum que bons criadores não gostem de conversar muito com pessoas e quando o fazem, geralmente são com amigos de longa data.

São muito focados na criação, manejo e estudo sobre os cães e, geralmente, acabam não dando atenção às vendas. Até porque nem sempre têm filhotes à venda.

Necessidade

Todo criador necessita vender seus filhotes. Seja para sustentar sua família, seja para ter algum retorno do investimento realizado ou porque é inviável ficar com todos.

Criar animais de forma correta é uma atividade cara e trabalhosa. Logo, o resultado das vendas é fundamental para manter o bem-estar dos animais e, às vezes da família do criador.

Portanto, os valores dos filhotes criados de forma correta são maiores do que dos exploradores de animais e dos leigos que, imprudentemente, acasalam seus animais para “tirar uns filhotinhos” ou “ter um herdeiro do animal X”.

Investimentos

Aquisição de animais de alta qualidade, exames e laudos preventivos, construção de instalações adequadas, exposições, etc, são parte do dia a dia dos bons criadores e custam muito caro.

Portanto, manter o plantel feliz e saudável consome uma quantidade grande de recursos e tempo do criador. O Criador sabe muito bem o valor que cada filhote tem.

Cada um é fruto de muito trabalho e dedicação e ele conhece muito bem a jornada que passou para ter esse filhote.

Frustação

O grande problema é que a cultura cinófila no Brasil é muito pouco desenvolvida. A maioria das pessoas não sabem nem o que procurar, além do preço.

Logo, elas também estão perdidas. Por essa razão, o criador, que conhece o esforço para ter cada filhote, se frusta, ao encarar o mercado para vender, o fruto de seu trabalho.

Cada interessado não tem como saber o esforço demandado pelo criador. Logo, ele vai comparar o acha que conhece, o preço, apenas. Além disso, os canais mais comuns para anunciar estão repletos de pessoas que querem exatamente competir no preço.

Maus Vendedores

Existem criadores que também são excelentes vendedores. Sabem “educar seu cliente”, estão anunciando no local certo, tem um processo de divulgação e venda adequado.

Entretanto, de uma forma geral, o criador é um péssimo vendedor.

Conversa com o cliente como se ele tivesse a obrigação de pagar caro pelo filhote, não porque o cliente percebeu o valor, mas pelo trabalho que deu ao criador.

Não é incomum que ótimos criadores tenham dificuldades em vender seus filhotes.

Solução

O criador deve compreender que o processo de venda faz parte da criação. Portanto precisa construir seu mercado. Encontrar e “educar” seus clientes. Divulgar seus cães adequadamente.

Saber o canal de divulgação adequado, ter uma boa conversa com o cliente, antes dele comprar, ter um material estimulante para enviar para ele,…, etc.

Com certeza, algum resultado irá aparecer. Pode demorar mais do que o esperado, ou pode faltar só um detalhe, que você não sabe qual, para que as vendas sejam um processo tranquilo e sem maiores problemas.

Assim como tornar-se um bom criador, tornar-se um bom vendedor, leva muito tempo e dedicação. Mas, a boa notícia é que, é possível aprender as técnicas e evoluir de forma mais rápida e eficiente.

O SistemaPET possui uma ferramenta e um processo que tem tido muito sucesso. Em 2018 ajudou os criadores a venderem mais de 2700 filhotes de várias raças e em todo o país.

Logo, desenvolvemos várias dias em nosso blog que podem ajudar a começar: Como Tirar Boas Fotos, Como fazer um bom vídeo, Venda Direta pelo seu Site, Conhecendo o Interessado e muito mais.

É a solução mais completa e eficiente que existe no mercado hoje. Acesse http://sistemapet.com e confira!

Torne a sua venda um processo tranquilo!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.

One thought on “Tornando o Criador um bom Vendedor

  • Tenho Canil registrado mas tenho poucos dogs em média uma ou duas criação por ano apenas para cumprir dispensas do meu canil.
    E não tenho site apenas público no Instagram

Fechado para comentários.