Estoque de Ração

Como já falamos nesse artigo, a ração é o custo fixo mais importante que o criador deve gerenciar. Logo, cuidar bem do estoque de ração é fundamental para o controle de saúde e dos custos.

Portanto, vamos falar sobre uma questão importante para o bom uso dela, o acondicionamento.

Recebendo a Ração

Ao solicitar ao fornecedor, a entrega da ração é geralmente feita pelo caminhão de entrega, uma vez que o criador adquire quantidades significativas do produto.

Algumas rações são embaladas a vácuo, o que garante uma conservação melhor. Outras não passam por esse processo, mas todas as embalagens devem estar intactas. Caso seja constadada uma violação na embalagem, como um furo ou rasgo, se possível troque no momento da entrega.

Se não for possível trocar a embalagem no momento da entrega, é importante entrar em contato com o fornecedor para informar dos problemas. Pois com ambalagem comprometida, a garantia da qualidade da ração também estará comprometida.

Local do Estoque de Ração

É importante que o criador possua um local seco, com temperatura controlada e isolado para guardar os sacos de ração. O ideal é que o estoque de ração esteja numa sala que não permita a entrada de roedores ou aves.

Geralmente eles são empilhadas para o armazenamento. Mas o saco que ficar mais embaixo não pode ficar encostado no chão. O ideal é que seja colocado sobre um pallet, de madeira ou de plástico. Dessa forma evita a umidade do chão e preserva a ração por mais tempo.

O custo de um pallet é baixo e pode ser adquirido em vários lugares, incluindo lojas de material de construção. Pallets de plásticos tem a vantagem de serem bem duráveis e serem imunes a cupins.

Abrindo o Saco

Uma vez aberto, o ideal é que a ração seja acondicionada em potes com tampas, se tiverem algo para fechar, melhor. Dessa forma evitam a entrada de roedores dentro do pote.

Se o criador possui mais de um tipo de ração, o ideal é que a identificação da ração esteja na parte externa do pote.

Manter o saco aberto, tendo o contato com o chão e sem fechá-lo, além de acelerar a perda de qualidade do alimento, é um convite para todo o tipo de inseto, roedor e até mesmo aves.

Uma vez aberto, o ideal é que o alimento seja consumido em no máximo 30 dias.

Tão logo a ração acondicionada num pote seja consumida, é importante que o recipente seja lavado, bem enxaguado e seco adequadamente para que o alimento já envelhido do saco que findou não contamine o novo conteúdo.

Ofertando a Ração

O ideal é que a ração seja ofertada seguindo uma rotina bem estabelecida. Com hora para ofertar aos animais e hora para recolher o alimento. Dessa forma evita-se o aparecimento e instalação de invasores (insetos, ratos, pássaros,…) próximo a área dos animais.

Geralmente 15 minutos é o tempo suficiente para que os animais se alimentem. Se for alguns minutos após alguma atividade, melhor ainda.

Problemas com o Alimento

Alimentos com problema podem ser uma enorme dor de cabeça para o criador. Como ele é ofertado a um número grande de animais, eles poderão passar mal ao mesmo tempo e, além da enorme preocupação causada, podem gerar um enorme custo.

Detectar esse tipo de problema pode ser difícil, um vez que a contaminação pode ser da água, de algum produto de limpeza, etc. Portanto manter uma rotina de trabalho com o manejo da ração é fundamental para reduzir as chances de problemas.

Controlando o Estoque

Como já mencionamos, também é fundamental controlar o estoque de ração de forma eficiente. Assim o criador poderá fazer o pedido de reposição ao fornecedor no momento certo.

Também poderá verificar se está havendo um consumo acima ou abaixo do esperado.

O SistemaPet poderá ajudar o criador nessa atividade que é importantíssima para a sáude dos animais e para saúde financeira do criador!

Eduardo Antunes

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.

2 comentários em “Estoque de Ração

  • 01/06/2019 em 03:39
    Permalink

    Informações muito úteis, como sempre.

  • 01/06/2019 em 09:35
    Permalink

    Ola,tenho uma Pug d 2 anos
    Qual a melhor marca d ração , quantidades e vezes devo alimelenta-la por dia?

Fechado para comentários.